Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

05 Jul 2018    17:36    alterado em 05/07 às 17:36
SECOM Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) leva propostas de produção sustentável para a 5ª Festa da Rapadura, que ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 6 e 7, na Associação Comunitária do Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão. A festa teve início no ano de 2014 e, a cada edição, reúne representantes das comunidades quilombolas da região e conta com diversas atividades e apresentações artísticas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a produção sustentável, cultura e tradições regionais.

Dentro da proposta do tema da festa deste ano está o Ecoturismo de Base Comunitária, Geração de Renda Sustentável. A diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Francisca Marta Barbosa, e o engenheiro Agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Oliveira Filho ministram as palestras: Agroecologia e Sistemas Florestais e A Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar, respectivamente.

Na palestra Agroecologia e Sistemas Florestais, serão abordadas as propostas de produção agroecológica, enfocando os princípios básicos da prática produtiva, com o propósito de assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente; e ainda, a produção agroflorestal, buscando o cultivo agrícola consorciado com plantações de árvores frutíferas ou florestas e/ou animais.

Para a diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Francisca Marta, uma das propostas para a comunidade é a produção no sistema agroflorestal que contemple frutíferas consorciadas à cana de açúcar e ao baru no sistema sustentável. “A intenção também é propor uma forma de gerar renda na comunidade, oferecer produtos alimentícios e artesanatos aos turistas, possibilitando a geração de renda na comunidade”, ressaltou.

Na programação, constam também palestras sobre Turismo de Base Comunitária e Geração de Renda para a Comunidade e A Importância da Produção Local de Alimentos.

Durante o evento, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Como parte da programação da festa, também são realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais.

No local, também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.


COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira