Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


Biometria

Alerta: mais de 150 mil eleitores ainda não compareceram para o cadastramento biométrico

18 Apr 2017

Faltam menos de 40 dias para o fim do prazo de cadastramento biométrico dos eleitores no Tocantins e mais de 150 mil ainda não compareceram aos cartórios para a coleta das digitais. A Justiça Eleitoral do Tocantins orienta que os eleitores não deixem para a última hora, evitando filas durante o atendimento.
 
A 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, no último dia 11 de abril, véspera do feriado da Semana Santa, atendeu 472 eleitores, no entanto para conseguir atingir a meta, precisa realizar uma média de 600 atendimentos por dia. Em Augustinópolis a situação também é preocupante, no mesmo dia o Cartório cadastrou 277 eleitores, enquanto a média diária deveria ser de 480 eleitores atendidos.
 
"O atendimento é rápido e leva em torno de 8 minutos, muitos cartórios estão vazios, mas ainda faltam muitos eleitores. A Justiça Eleitoral alerta que o prazo é improrrogável e orienta os eleitores a comparecerem o quanto antes, para evitar tumulto nos últimos dias", ressalta a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente.
 
O comparecimento é obrigatório, quem não atender a convocação terá o título de eleitor cancelado, ficando impedidos de fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em concursos, podendo sofrer ainda o bloqueio de programas sociais como Bolsa Família e o crédito rural.
 
Ranking municípios
 
Por meio de uma ferramenta de monitoramento utilizada pelo TRE-TO é possível acompanhar em tempo real os atendimentos nos Cartórios Eleitorais. Até agora 11 municípios do Estado cadastraram menos de 40% dos eleitores.
Em Aragominas apenas 37,95% dos eleitores compareceram ao Cartório e em Carmolândia, que ocupa o último lugar no ranking da Biometria, apenas 14,49% dos eleitores foram cadastrados.
 
Zonas Eleitorais em Biometria
 
A fase final do Cadastramento Biométrico no Tocantins teve início no dia 1º de fevereiro, em 17 zonas eleitorais, abrangendo 65 municípios que ainda não realizam eleições utilizando a identificação biométrica. A Biometria segue até o dia 26 de maio, e após a conclusão o Tocantins passará a ser 100% biométrico. Nas eleições de 2018 todos os tocantinenses serão identificados pelas digitais, evitando assim que nenhum eleitor se passe por outro na hora do voto.
 
Estão passando por Revisão Eleitoral Obrigatória e  Cadastramento Biométrico os eleitores das Zonas Eleitorais de Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE),  Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE),  Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE),  Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE),  Araguaína (34ª ZE).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira