Sunday, 26 de January de 2020

ESTADO


FIFA

Artesãos tocantinenses podem participar de exposição nacional

31 Mar 2014

O artesanato do Tocantins pode estar presente na Copa do Mundo 2014. Pelo projeto Vitrines Culturais serão selecionadas até 60 mil peças para exposição e venda dentro dos espaços da FIFA em diversas capitais brasileiras de 12 de junho a 13 de julho. Os interessados têm até o próximo domingo, 6, para participar do processo de seleção.

Podem se inscrever artesãos (pessoa física) de nacionalidade brasileira, grupos, associações e cooperativas de artesãos (pessoa jurídica) que produzam artesanato tradicional e popular que represente a diversidade e a identidade cultural nacional e que utilize como material, argila, metal, borracha, conchas, escamas de peixe, penas, cascas de ovos, crina de cavalo, couro, peles, chifres, ossos, dentes, cascos, fibras naturais, madeira, pedras e vidro.

As inscrições podem ser feitas até seis de abril, pelos correios, via internet (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/) ou na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Palmas.

Para a assessora do artesanato da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Núbia Maria Cursino Machado, a expectativa é de que o Tocantins seja bem representado na exposição.  “Simplificamos o edital e estamos enviando para artesãos e associações de todo o estado. Há 15 dias começamos esse trabalho de divulgação e esclarecimento e já temos algumas inscrições confirmadas. Isso é muito bom para o Tocantins”, ressaltou. 

Capacitação
Para auxiliar os artesãos, o Ministério da Cultura está promovendo oficinas de capacitação para esclarecimento e orientações. No Tocantins, as oficinas serão realizadas em Palmas, nesta terça-feira, primeiro de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (antigo prédio da Prefeitura Municipal de Palmas), das 15h às 18h. Em Porto Nacional, a capacitação será no dia dois de abril, no Museu da Rua Padre Antônio, no Centro Histórico, a partir das 9h.

Mais informações sobre o processo de inscrição e seleção podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-6159.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira