Sunday, 05 de April de 2020

ESTADO


Destaque

Associação São Vicente de Paula mantém ritmo solidário

21 Oct 2008

Na hora de ajudar, é muito importante contribuir com associações e entidades sérias, que realmente abraçam a causa dos muitos que necessitam de ajuda. E, para quem não sabe a quem recorrer na hora de fazer uma doação, aí vai uma dica: a Associação São Vicente de Paula é uma entidade que realiza em Palmas um amplo trabalho de assistência social. O último evento promovido pela associação foi o Dia das Crianças, que aconteceu no último domingo. A associação promoveu, no dia 12, um dia festivo, dando oportunidade às crianças carentes da capital de comemorar o dia que é só delas.

Este ano, a associação realizou um dia festivo com as crianças em dois pontos da cidade. Um deles aconteceu na Creche Monte do Carmo, em Taquari, coordenada pela associação. O outro local foi no bairro Santo Amaro. Os representantes da associação ofereceram aos pequenos e às suas famílias o dia festivo, com lanches, brincadeiras, palhaços, finalizando com a distribuição de brinquedos para as crianças carentes da região.

Mas o que acontece nos bastidores da festa, somente os coordenadores e colaboradores conhecem. O grande problema enfrentado pela associação atualmente é com relação às doações, que geralmente são insuficientes. “No último ano, precisamos guardar os brinquedos que havíamos arrecadado para distribuí-los apenas para os alunos matriculados na creche, já que eram insuficientes para o número de crianças que participaram das atividades”, comentou Jamir Luz Inácio, gerente administrativo da associação. “As crianças não entendem se dermos brinquedos somente a algumas delas, por isso, preferimos não distribuir no dia”, explica.

Jamir alega que, mesmo com a campanha nas igrejas, o número de pessoas que se solidarizam com a causa dos necessitados é ainda insuficiente. “Há muita gente precisando de ajuda”, comenta Jamir. O gerente fez um apelo aos empresários e pessoas físicas que desejam contribuir com qualquer doação, como roupas, calçados, alimentos, brinquedos, enfim, tudo o que o doador tiver a disponibilidade de oferecer será recebido com alegria pela associação, que tem uma equipe que faz os reparos necessários nos objetos doados. “Nós ainda temos uma equipe de voluntários para buscar as doações onde for necessário”, ressalta.

Com os materiais doados, como eletrodomésticos, roupas e calçados, a associação promove o Bazar da Pechincha. Os materiais arrecadados são vendidos no bazar por apenas 1 real, para que se torne acessível à toda a população.

Um outro projeto desenvolvido pela Associação São Vicente de Paula é a Campanha Caridade em Ação, para promover um Natal sem fome. A campanha terá início em primeiro de novembro, e se estende até 31 de dezembro. No período, a associação estará arrecadando alimentos, roupas, brinquedos, calçados, dentre outros itens. As doações também podem ser feitas por telefone ou diretamente nas igrejas católicas da cidade.

 

 

Associação tem duas frentes de trabalho

Além desses projetos, a Associação atua em três frentes. A primeira delas é o trabalho de assistência aos idosos. Em Porto Nacional, o abrigo João 23, que abrange todo o estado, é mantido pela associação, e atende hoje 37 idosos.

A segunda frente de trabalho é com famílias carentes, que se encontram abaixo da linha de pobreza. As famílias recebem cestas básicas e são encaminhados para cursos, tratamentos médicos e oportunidades de emprego.

A terceira frente é com as crianças, com a Creche Monte do Carmo, em Taquari, que cuida de 60 crianças diariamente, com idades de 0 a 6 anos, em período integral. As crianças recebem cinco refeições diariamente, além de serem alfabetizadas na própria creche.

Para colaborar com a associação, basta entrar em contato pelos telefones: 3218-8300 ou 8418-7552. A associação também tem um trabalho de tele-marketing para solicitar contribuições.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira