Wednesday, 12 de August de 2020

ESTADO


Araguaína

Bombeiros e Samu se unem para capacitação de profissionais

13 Apr 2009

Uma parceria entre a 3ª Companhia de Bombeiros e o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –, no município de Araguaína, para a realização de cursos de aperfeiçoamento dos profissionais vai melhorar os serviços prestados pelos dois órgãos à comunidade. A primeira etapa iniciou nesta segunda-feira, 13, com aulas de combate a incêndio, noções de produtos perigosos e direção defensiva para condutores de viaturas de emergência.

As aulas destinam-se aos 60 funcionários do Samu, entre médicos, enfermeiros, motoristas e pessoal da administração, que foram divididos em duas turmas. O curso está sendo ministrado pelo subtenente José Willames Araújo Soares e pelo cabo Marinaldo Rocha, com aulas teóricas e atividades práticas. Nesta segunda e terça, o conteúdo teórico está sendo apresentado aos profissionais no Centro de Formação de Condutores Val. As aulas teóricas acontecerão nos dias 15 e 16, na Seção Contra Incêndio, no aeroporto do município.

Os temas foram selecionados devido à ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados na rodovia BR-153, nas proximidades do município. “Em acidentes com cargas de produtos perigosos, é necessário que o socorrista saiba identificar corretamente o material para prestar o atendimento adequado, reduzindo os riscos, tanto para a equipe quanto para as vítimas”, observa o comandante da Companhia, tenente Lusinézio Rocha Pereira. A possibilidade de incêndios em acidentes de trânsito também não pode ser descartada e a ação rápida e eficiente pode evitar uma tragédia.

 

Parceria

A próxima etapa será voltada aos bombeiros, que poderão renovar os conhecimentos na área de primeiros socorros, aferição da pressão arterial e utilização correta do oxigênio nas ocorrências de resgate. “Bombeiros e Samu sempre trabalham em conjunto e com esta aproximação quem ganha é a população”, ressalta tenente Rocha. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 759 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.047 casos no total, destes, 19.845 pacientes estão recuperados, 12.728 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 474 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira