Monday, 27 de January de 2020

ESTADO


Emprego

Caged aponta crescimento constante na evolução do emprego no Tocantins

14 Jan 2020
Divulgação Caged aponta crescimento constante na evolução do emprego no Tocantins

O Estado do Tocantins fechou 2019 registrando variação positiva na criação de postos de trabalho, segundo apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).  Até novembro, o Estado atingiu um   percentual de 1,90% de evolução de vagas de empregos, contra 1,70 em 2018.  Foram admitidas no período 67.767 pessoas e demitidas 64.204 pessoas, com um saldo de 3.563 vagas ocupadas.

O setor que se destacou no número de ocupações em 2019 foi o de serviços, que vinha perdendo espaço na economia, com saldo positivo de 1.782 contratações. O comércio vem logo em seguida, com saldo positivo de 1.701 novos postos de trabalhos ocupados, resultado da contratação de 20.391 trabalhadores e demissão de 18.690 pessoas.

Na terceira colocação, vem a Agropecuária, com a admissão de 11.144, e demissão de 10.098 trabalhadores, com saldo positivo de 1.046 ocupações   até novembro de 2019, número bem superior ao total registrado no ano anterior, que registrou saldo de 195 vagas. Pelo segundo ano consecutivo, o único que apresentou retração foi o setor da Construção Civil que registrou um saldo negativo de –1.617 em demissões.

Os números comprovam que o Estado vem registrando crescimento constante na evolução de empregos. Em 2018, foram admitidas 72.631 pessoas e demitidas 69.588 pessoas, com um saldo de 3.043. Os setores que mais se destacam no saldo positivo no ano são: Serviços com 1.981 contratações e Comércio com 936.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, o Governo do Estado do Tocantins vem adotando um jeito novo de caminhar para gerar oportunidade de emprego e renda para as pessoas. “O governador Mauro Carlesse tem feito a sua parte que é equilibrar as contas, elevando a categoria das letras de classificação do Estado, e por consequência, isto gerou uma segurança política, agregada à jurídica, despertando no empresário a coragem e a vontade de fazer novos investimento ou de expandir suas atividades “, afirmou.

A expectativa para 2020, ressalta Tom Lyra, é que a Economia do Estado continue crescendo impulsionada pelos investimentos em infraestrutura, somado ao equilíbrio fiscal nas contas públicas. 

 “Seguramente 2020 vai ser um dos melhores anos para o Estado do Tocantins porque começamos o ano com o Estado bem classificado juntos aos órgãos federais, com registro de aumento na arrecadação, e empréstimos já concedidos, o que vai permitir novos investimentos em infraestrutura e, consequentemente, trazendo reflexos positivos na economia com a geração de mais emprego e renda”, acrescentou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira