Monday, 09 de December de 2019

ESTADO


Campo

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

29 Oct 2018
Delfino Miranda Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

Com a estimativa de vacinar quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, o Tocantins realizará a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A declaração do ato é obrigatória, até mesmo para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária. A medida visa à atualização cadastral para efetivo controle sanitário. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de animais.
 
Em maio, o Estado bateu recorde de vacinação contra a doença atingindo o índice vacinal de 99,91% envolvendo 8,5 milhões de bovídeos, presentes em 55,5 mil propriedades rurais. Os municípios com maior número de animais são Araguaçu com 350,4 mil; Araguaína com 244,3 mil; Formoso do Araguaia com 240,2 mil; Peixe com 198,6 mil e Arraias com 194 mil. “Este ano, de janeiro a setembro, o Tocantins já exportou mais de 28 mil toneladas de carnes, produtos e subprodutos para 35 países, isto prova que estamos evoluindo cada vez mais, por isso precisamos cumprir todas as exigências vacinando nosso rebanho”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha. 
 
Para manter a eficácia da vacinação é preciso atenção especial na compra, armazenamento, bem estar animal e aplicação. “O produtor rural deverá adquirir a vacina em lojas registradas; verificar se estão na temperatura correta entre 2° C e 8° C e transportá-las em caixa térmica, colocando três partes de gelo para uma de vacina e lacre”, explica o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires. É indicado vacinar em horário mais fresco do dia e ter cuidado com a higiene e limpeza.
 
Garantia do rebanho imunizado
A Adapec acompanha todo o processo da vacina, que vai desde a sua distribuição até a aplicação. Nas lojas agropecuárias, é preciso ter a presença do técnico da Agência no recebimento do produto, ele também faz o controle da temperatura na câmara fria diariamente durante a campanha. “A Cada dois anos, realizamos a vacinação acompanhada por amostragem em média em três mil propriedades rurais, além disso, coletamos sangue dos animais por amostragem, que comprova o grau de imunidade desse rebanho após a vacina ser aplicada, para termos garantia de eficiência na cobertura vacinal”, disse João Eduardo.
 
Abertura oficial
O lançamento oficial da campanha será realizado com a presença de políticos, servidores e da comunidade em geral, no dia 6 de novembro, às 8h30, na Fazenda São Sebastião-Taquarussu Grande, localizada no município de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


COP 25

Agenda do Estado na COP 25 busca investimentos para a estratégia Tocantins 20-40 e para o programa Pátria Amada Mirim

Reuniões com investidores europeus e participação ativa na Amazon-Madrid também estão no cronograma

Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira