Saturday, 20 de July de 2019

ESTADO


Campo

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

29 Oct 2018    13:34    alterado em 29/10 às 13:34
Delfino Miranda Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

Com a estimativa de vacinar quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, o Tocantins realizará a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A declaração do ato é obrigatória, até mesmo para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária. A medida visa à atualização cadastral para efetivo controle sanitário. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de animais.
 
Em maio, o Estado bateu recorde de vacinação contra a doença atingindo o índice vacinal de 99,91% envolvendo 8,5 milhões de bovídeos, presentes em 55,5 mil propriedades rurais. Os municípios com maior número de animais são Araguaçu com 350,4 mil; Araguaína com 244,3 mil; Formoso do Araguaia com 240,2 mil; Peixe com 198,6 mil e Arraias com 194 mil. “Este ano, de janeiro a setembro, o Tocantins já exportou mais de 28 mil toneladas de carnes, produtos e subprodutos para 35 países, isto prova que estamos evoluindo cada vez mais, por isso precisamos cumprir todas as exigências vacinando nosso rebanho”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha. 
 
Para manter a eficácia da vacinação é preciso atenção especial na compra, armazenamento, bem estar animal e aplicação. “O produtor rural deverá adquirir a vacina em lojas registradas; verificar se estão na temperatura correta entre 2° C e 8° C e transportá-las em caixa térmica, colocando três partes de gelo para uma de vacina e lacre”, explica o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires. É indicado vacinar em horário mais fresco do dia e ter cuidado com a higiene e limpeza.
 
Garantia do rebanho imunizado
A Adapec acompanha todo o processo da vacina, que vai desde a sua distribuição até a aplicação. Nas lojas agropecuárias, é preciso ter a presença do técnico da Agência no recebimento do produto, ele também faz o controle da temperatura na câmara fria diariamente durante a campanha. “A Cada dois anos, realizamos a vacinação acompanhada por amostragem em média em três mil propriedades rurais, além disso, coletamos sangue dos animais por amostragem, que comprova o grau de imunidade desse rebanho após a vacina ser aplicada, para termos garantia de eficiência na cobertura vacinal”, disse João Eduardo.
 
Abertura oficial
O lançamento oficial da campanha será realizado com a presença de políticos, servidores e da comunidade em geral, no dia 6 de novembro, às 8h30, na Fazenda São Sebastião-Taquarussu Grande, localizada no município de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira