Monday, 19 de February de 2018

Monday, 19 de February de 2018

ESTADO


Capim Dourado

Capim dourado rompe fronteiras e conquista público japônes

22 Sep 2017

Ivonete Motta / Governo do Tocantins
 
Localizada em um dos bairros mais descolados de Tóquio, o Aoyama, próximo à Embaixada do Brasil, encontra-se um ateliê de biojóias que oferece aos seus clientes peças do mais autêntico artesanato tocantinense, o capim dourado. Trata-se da Coloridas Deco, que tem à sua frente a artesã Yasuko Yamamoto, que assim que soube da presença da delegação tocantinense em seminário na sede da Embaixada, foi ao encontro do grupo para conhecer as autoridades e falar sobre o seu trabalho de divulgação do Tocantins.

Yasuko conversou longamente com a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, a quem contou que trabalhou por um longo período com o mercado de importação e exportação entre o Brasil e o Japão e empresa de turismo que operava entre os dois países, e que, quando saiu da atividade decidiu montar um negócio envolvendo artesanato brasileiro. O Coloridas oferece também peças como a renda Renascense, bordados de Minas e outros.

A artesã tem apreço especial pelo capim dourado, disse ela à Dulce Miranda, tanto que já participou duas vezes da festa da colheita do capim dourado. Ela disse que trabalha com artesãos de Mateiros e São Félix do Tocantins, a quem envia desenhos das peças e as recebe confeccionadas, já que a matéria-prima não pode sair em estado natural do Tocantins. Ela divulga suas peça em eventos como feiras de artesanato e produtos étnicos e galerias de arte.

Dulce Miranda contou a Yasuko que irá apresentar um projeto de lei na Câmara dos Deputados que torna o capim dourado patrimônio cultural do Tocantins e que possa garantir ao produto uma denominação de origem , além de valorizar ainda mais o trabalho das famílias e dos artesãos locais, a exemplo do que já acontece com outros produtos que possuem reconhecimento nesse nível.    

"O trabalho desenvolvido pela Yasuko, para além de ser um pequeno negócio, é o reconhecimento de uma tradição e valorização de pessoas simples como D. Miúda (matriarca de Mateiros), que é símbolo da transformação do capim dourado, que se tornou um produto de exportação do Tocantins e do Brasil", destacou Dulce Miranda.

A conversa entre a Deputada e a artesão foi acompanhada de perto pelo embaixador do Brasil em Tóquio, ministro André Corrêa do Lago, que segundo revelou, ele próprio um grande apreciador da arte em capim-dourado. Lago disse que possui várias peças em capim-dourado na residência oficial e foi agraciado pela primeira-dama e pelo governador Marcelo Miranda com novos itens. Para Lago, o capim-dourado, assim como o Jalapão, são marcas registradas do Tocantins. Ele apoiou a iniciativa da parlamentar de tornar o capim dourado patrimônio cultura do Estado. Os produtos brasileiros vendidos na Colorida podem ser acessados pelo endereço http://otimo.coloridas.jp/.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

4

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira