Thursday, 14 de November de 2019

ESTADO


Queimadas

Carlesse adere à GLO para que Forças Armadas atuem no combate a queimadas no Tocantins

24 Aug 2019    20:29
Divulgação Carlesse adere à GLO para que Forças Armadas atuem no combate a queimadas no Tocantins

Em ofício encaminhado ao presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, solicitou a disponibilização das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região da Amazônia Legal e, em especial, no território tocantinense.

No ofício, o Governador faz uma explanação sobre a importância da Amazônia para o país e o mundo, destacando que é necessário conservar e preservar. "A proporção das queimadas, a velocidade de alastramento do fogo, a dificuldade de acesso às áreas atingidas, bem como a insuficiência de meios - financeiros, humanos e materiais - para combater o fogo, potencializam o tamanho da destruição e gravidade do problema", diz o texto.

"Nesse contexto, e ante à falta de meios próprios suficientes para cumprir a missão constitucional de conservação e preservação da Floresta Amazônica e do Cerrado, solicito a Vossa Excelência que, com fundamento no disposto no artigo 142, caput e 1º, da Constituição, e no artigo 15 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, autorize o emprego das forças armadas para o fim específico de levantamento e combate a focos de incêndio e ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, nos termos do Decreto nº 9.985, de 23 de agosto de 2019”, conclui o texto do ofício.

Decreto nº 9.985, de 23 de agosto de 2019

O presidente Jair Bolsonaro decretou na sexta-feira, 23, um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autoriza o emprego das Forças Armadas na Amazônia Legal, que enfrenta uma série de queimadas e incêndios.

O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. O texto autoriza militares a atuar em "áreas de fronteira, terras indígenas, unidades de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal". A validade é de um mês, entre 24 de agosto e 24 de setembro.

Para ter acesso ao emprego das Forças Armadas nas hipóteses previstas no decreto é necessário, de acordo com o artigo 2º do documento, que o governador do respectivo Estado que integre a Amazônia Legal faça um requerimento com a solicitação.

Combate às queimadas no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, está empenhando todos seus esforços no combate às queimadas e incêndios florestais que atinge o estado nesta época do ano, caracterizada por altas temperaturas, tempo seco e fortes ventos.

Por determinação do Governo, a Defesa Civil, a exemplo de outros anos, instituiu o Comitê de Combate a Queimadas e Incêndios Florestais – Comitê do Fogo, composto por órgãos Estaduais, Federais, Municipais, e parceiros de entidades privadas. O Comitê realizou visitas, conhecidas como Dia D de Combate às Queimadas, de orientação e conscientização em mais de 2.200 propriedades rurais de 19 municípios considerados estratégicos pelo número de focos detectados em anos anteriores.

Atualmente, o Governo está com equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da brigada do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nos Parques Estaduais, do Prevfogo Ibama nas Áreas indígenas e brigadas Municipais (capacitadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar) em 64 municípios tocantinenses.

Somente pelo Corpo de Bombeiros Militar já foram combatidos mais de 800 incêndios. Os demais órgãos ainda não possuem um balanço parcial, já que existe uma dinâmica do combate em várias frentes pelo estado. Dependendo do dia, chega-se a ter equipes combatendo até 30 focos simultâneos diariamente de incêndios florestais.

Além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, 759 brigadistas estão atuando no combate ao fogo, sendo 60 brigadistas do Naturatins, 187 do Prevfogo Ibama e outros 512 brigadistas municipais de 64 municípios. Especificamente para combater incêndios no Parque Estadual do Jalapão foi instalado um posto avançado do Corpo de Bombeiros, com militares e brigadistas equipados com um caminhão ABTF (Auto bomba tanque florestal).

Além dos brigadistas, estão sendo empregados no combate o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), caminhões ABTF para combate a incêndios florestais, sopradores, bombas costais e abafadores, entre diversos outros equipamentos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Gabaritos do Enem

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira