Sunday, 21 de July de 2019

ESTADO


Pesquisa

Carlesse destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio

09 May 2019    16:15

A importância da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento do setor no Estado, carro-chefe da economia tocantinense, foi um dos assuntos destacados pelo governador Mauro Carlesse em entrevista a jornalistas na 19ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2019). O governador disse que seu governo tem envidado esforços para garantir que o Estado tenha condições atrativas para novos negócios, e citou exemplos como crédito fundiário, incentivos fiscais e, sobretudo, o fomento à pesquisa.

 

Para o governador, a Unitins tem uma missão muito especial nesse campo. “Ela é a mais importante quando se fala em desenvolvimento de pesquisa agropecuária para o Tocantins e ficamos muito orgulhosos. A Unitins tem trabalhado muito, tem desenvolvido diversas pesquisas que comprovam a sua vocação estratégica para o desenvolvimento regional, tem até um produto novo, uma nova variedade de arroz genuinamente tocantinense”, declarou, em sua fala, ao defender a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para o setor agro.

 

“Nós precisamos de crédito fundiário, precisamos de regularização fundiária, nós precisamos também da pesquisa, pois sem pesquisa não vamos a lugar algum. Esse é um fator de predisposição para o desenvolvimento e a Unitins é a nossa prata da casa”, reforçou o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, garantido que trabalhará na Seagro valorizando a pesquisa.

 

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, que acompanhou o governador na abertura da Feira, avalia que a Agrotins irá superar as expectativas. Espera-se um volume de negócios na ordem de R$ 2 bilhões, o que segundo ele, demonstra a pujança do agronegócio tocantinense.

 

“A feira tem sua origem na pesquisa, na descoberta de novas tecnologias, na transferência de conhecimento, no uso de novos procedimentos para trabalhar o agronegócio e a Unitins, como instituição que tem curso de Engenharia Agronômica, que um rol de 30 professores doutores que trabalham com pesquisa, não poderia ficar de fora deste ambiente”, ressaltou o reitor, reconhecendo o apoio incondicional do governo do Estado no fomento à pesquisa.    

 

Augusto Rezende aproveitou a oportunidade para reforçar o convite a todos os visitantes da Agrotins para que também conheçam a vitrine da Unitins, que conta com exposições demonstrativas de algumas das pesquisas desenvolvidas na instituição por professores e alunos, além das exposições dos museus de Zoologia e Taxidermia, com animais empalhados, e de arqueologia. A Unitins também conta com uma programação de oficinas, minicursos e mesas redondas que abordam temas atuais relacionados ao agronegócio e a participação é totalmente gratuita.

 

A visitação à vitrine está aberta ao público das 8h às 17 horas até a próxima sexta-feira, 10. fonte: Secom. 

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira