Thursday, 23 de January de 2020

ESTADO


PROMIC

Cerca de 1000 pessoas assistem "Ritos e Rituais..."

01 Jul 2014

Os 24 anos da Contágius Cia de Dança foram celebrados com cinco apresentações do espetáculo “Ritos e Rituais – uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” e mais uma vez o público palmense se emocionou com os símbolos da cultura tocantinense. O espetáculo ficou em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, nos dias 27, 28 e 29 de junho e contou com um público de cerca de mil pessoas.
 
“Fiquei muito feliz em assistir Ritos e Rituais novamente, porque é um espetáculo muito lindo e tudo se compõe muito bem, a música, o ballet clássico, o ballet contemporâneo, o cenário e a iluminação, que pra mim é um personagem do espetáculo também”, ressaltou a jornalista Carol dos Anjos, que continuou "Ritos e Rituais tem que ser assistido e reassistido pra gente se encantar e reencantar pelo Tocantins".
 
A concepção do espetáculo é resultado de oito anos de pesquisa e passa pelas simbologias da cultura tocantinense, como a jiquitaia, sússia, catira, cultura ribeirinha, festa do Divino, entre outras manifestações do Tocantins.
 
“Gostei muito do espetáculo e, principalmente, de ver nossa cultura representada na forma da dança, com a música ao vivo, as bailarinas com movimentos suaves e leves representando de forma fantástica a beleza de nossa cultura, é um espetáculo muito rico”, destacou a servidora pública Camila Gomes.
 
Com direção geral e coreografia de Meire Maria Monteiro, “Ritos e Rituais - uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” é um espetáculo de dança contemporânea, que une as técnicas do clássico e moderno, com trilha sonora composta pelo músico Dorivã Borges e também com músicas de Villa Lobos e João Pacífico.

No palco, as três bailarinas apresentaram com maestria as nuances da cultura tocantinense, uma mistura de ritmos e singularidades. Os passos ritmados com uma trilha executada ao vivo e praticamente na íntegra elevou a emoção dos espectadores.

Para o professor Rodrigo Teixeira “Ritos e Rituais...” foi uma oportunidade de revisitar a cultura tocantinense. “A Contágius está de parabéns, uma vez que você consegue ver num espetáculo todas as áreas da arte, como a dança, música e artes plásticas. Tudo é muito perfeito e bem desenhado. Ter vindo assistir esse espetáculo foi uma oportunidade ímpar e espetacular”.
 
O espetáculo “Ritos e Rituais - uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” foi premiado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC 2013, da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
 
Ficha Técnica
Direção Geral e Coreógrafa: Meire Maria Monteiro
Produção Executiva: Regina Reis
Bailarinas: Daniela Campos, Liu Moreira e Verena Schultz
Participações Especiais: Dorivã Borges (voz e violão), Murilo Borges (percussão) e Sabrina Fittipaldi (vocais)

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira