Friday, 19 de July de 2019

ESTADO


Seciju

Cidadania e Justiça planeja implantar Fundo Rotativo no Tocantins

12 Jul 2019    11:33    alterado em 12/07 às 11:33
Pedro Ícaro Cidadania e Justiça planeja implantar Fundo Rotativo no Tocantins

Promovido com intuito de qualificar os servidores ligados à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) acerca da aplicação do fundo rotativo no Tocantins, o Seminário Fundo Rotativo: Desafios e Possibilidades teve encerramento nesta quinta-feira, 11. A programação, que iniciou na terça-feira, 9, foi realizada na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), em Palmas.

O Fundo Rotativo é utilizado com objetivo de viabilizar o repasse de recursos, possibilitando melhor dinamismo na execução das despesas com manutenção da infraestrutura e das atividades desenvolvidas pelos Estabelecimentos Penais e Unidades Descentralizadas. No Tocantins, o fundo irá facilitar a manutenção das unidades prisionais e auxiliar no desenvolvimento das atividades com os reeducandos, a utilização de modelo similar para ser implantada no Sistema Socieducativo também está sendo analisada.

O Superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa, ressalta que a implementação do fundo irá proporcionar o desenvolvimento adequado dos trabalhos dentro do Sistema. “O Fundo Rotativo faz parte da reestruturação determinada pela gestão, isso está dentro da proposta de fortalecimento do Sistema Penitenciário e Prisional, então ele vem para sanar algumas dificuldades, por exemplo, da questão do trabalho remunerado para os reeducandos”, disse.

De acordo com o diretor Regional do Departamento de Administração Penitenciária de Santa Catarina e Gestor do Fundo Rotativo, Alecsandro Ozani, que palestrou no evento, o fundo garante mais autonomia para as unidades. “Essa troca de experiências e boas praticas é muito importante na construção de políticas públicas para o sistema prisional a nível nacional. O Fundo rotativo é uma ferramenta que dá uma autonomia administrativa e financeira para os gestores, além de ser uma oportunidade para a busca de autossuficiência das unidades prisionais”, afirmou. 

Programação
Realizado durante três dias, o evento deu inicio a efetivação do Fundo Rotativo no Estado, a programação foi marcada por palestras, workshops, reuniões técnicas e visita dos palestrantes ao Centro de Formação e Produção do Trabalho Prisional, a Casa de Prisão Provisória de Palmas e a sede da Seciju. Em continuidade a instituição do plano, o próximo passo será a finalização do documento que deve ser encaminhado a Assembleia Legislativa do Tocantins.

 “O Fundo Rotativo é uma novidade no Tocantins, dentro disso, achamos mais prudente adquirir conhecimento de quem já o utiliza. Com a finalização do seminário temos uma mentalidade mais firme e clara acerca da instituição do fundo com segurança, o próximo passo é finalizar o documento e encaminhar para aprovação na Assembleia, a previsão é que esse encaminhamento seja realizado dentro de um mês”, explicou a chefe da Assessoria Jurídica, Larissa Duzzioni, que está à frente da comissão de instituição do fundo.  

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro Bezerra de Souza, relata que o seminário auxiliou a esclarecer dúvidas acerca da utilização do fundo. “Santa Catarina é um ótimo exemplo de utilização do fundo e partir das informações repassadas teremos mais facilidade para a implementação no Tocantins, pois evitaremos cometer os mesmos erros e seguiremos os acertos”, contou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira