Tuesday, 17 de September de 2019

ESTADO


Seciju

Cidadania e Justiça planeja implantar Fundo Rotativo no Tocantins

12 Jul 2019    11:33    alterado em 12/07 às 11:33
Pedro Ícaro Cidadania e Justiça planeja implantar Fundo Rotativo no Tocantins

Promovido com intuito de qualificar os servidores ligados à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) acerca da aplicação do fundo rotativo no Tocantins, o Seminário Fundo Rotativo: Desafios e Possibilidades teve encerramento nesta quinta-feira, 11. A programação, que iniciou na terça-feira, 9, foi realizada na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), em Palmas.

O Fundo Rotativo é utilizado com objetivo de viabilizar o repasse de recursos, possibilitando melhor dinamismo na execução das despesas com manutenção da infraestrutura e das atividades desenvolvidas pelos Estabelecimentos Penais e Unidades Descentralizadas. No Tocantins, o fundo irá facilitar a manutenção das unidades prisionais e auxiliar no desenvolvimento das atividades com os reeducandos, a utilização de modelo similar para ser implantada no Sistema Socieducativo também está sendo analisada.

O Superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa, ressalta que a implementação do fundo irá proporcionar o desenvolvimento adequado dos trabalhos dentro do Sistema. “O Fundo Rotativo faz parte da reestruturação determinada pela gestão, isso está dentro da proposta de fortalecimento do Sistema Penitenciário e Prisional, então ele vem para sanar algumas dificuldades, por exemplo, da questão do trabalho remunerado para os reeducandos”, disse.

De acordo com o diretor Regional do Departamento de Administração Penitenciária de Santa Catarina e Gestor do Fundo Rotativo, Alecsandro Ozani, que palestrou no evento, o fundo garante mais autonomia para as unidades. “Essa troca de experiências e boas praticas é muito importante na construção de políticas públicas para o sistema prisional a nível nacional. O Fundo rotativo é uma ferramenta que dá uma autonomia administrativa e financeira para os gestores, além de ser uma oportunidade para a busca de autossuficiência das unidades prisionais”, afirmou. 

Programação
Realizado durante três dias, o evento deu inicio a efetivação do Fundo Rotativo no Estado, a programação foi marcada por palestras, workshops, reuniões técnicas e visita dos palestrantes ao Centro de Formação e Produção do Trabalho Prisional, a Casa de Prisão Provisória de Palmas e a sede da Seciju. Em continuidade a instituição do plano, o próximo passo será a finalização do documento que deve ser encaminhado a Assembleia Legislativa do Tocantins.

 “O Fundo Rotativo é uma novidade no Tocantins, dentro disso, achamos mais prudente adquirir conhecimento de quem já o utiliza. Com a finalização do seminário temos uma mentalidade mais firme e clara acerca da instituição do fundo com segurança, o próximo passo é finalizar o documento e encaminhar para aprovação na Assembleia, a previsão é que esse encaminhamento seja realizado dentro de um mês”, explicou a chefe da Assessoria Jurídica, Larissa Duzzioni, que está à frente da comissão de instituição do fundo.  

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro Bezerra de Souza, relata que o seminário auxiliou a esclarecer dúvidas acerca da utilização do fundo. “Santa Catarina é um ótimo exemplo de utilização do fundo e partir das informações repassadas teremos mais facilidade para a implementação no Tocantins, pois evitaremos cometer os mesmos erros e seguiremos os acertos”, contou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Os ataques aéreos contra a refinaria de Abqaiq resultaram na elevação dos preços internacionais do petróleo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira