Tuesday, 23 de April de 2019

ESTADO


Emoção e Alimentação

Coach Nutricional aponta a relação direta entre a emoção e a alimentação

21 Dec 2018    12:00
MF Press Global Coach Nutricional aponta a relação direta entre a emoção e a alimentação

As nossas emoções têm um efeito poderoso na escolha dos alimentos e nos nossos hábitos alimentares. A sensação de prazer que certas comidas proporcionam e a relação emocional das pessoas com a alimentação tem sido objeto de estudo de especialistas em nutrição, psicólogos e filósofos ao longo dos anos.

A coach nutricional Gabi Lodewijks aponta que o que comemos afeta a forma como nos sentimos, assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer: “nosso paladar é mais sensibilizado quando estamos em contato com alguma substância que o estimule, por exemplo açúcar, sal e temperos em geral. Isso provoca reações diferenciadas no organismo, emocionais, psicológicas e sensoriais”, afirma.

Gabi afirma que os sabores provocam sensações e reações que são experimentados por cada indivíduo de uma maneira diferente: "de natureza fisiológica a sensação é diferente, assim como diferenciamos o doce do salgado. São estímulos químicos diferentes que provocam sensações diferentes. Quando estamos de frente a um prato de sopa de legumes cada colherada terá um sabor que possa ser sentido mais intensamente em função da maior quantidade de sal ou qual legume presente na colherada”.

A relação emocional das pessoas com os alimentos é profunda e memorialista: "para mim o ato de comer é cultural e simbólico, e quando feito sozinho é só nutricional. Existem comidas memorialistas e de aconchego por exemplo, comfort food. O ato de comer tem super a ver com o emocional. As emoções e os comportamentos afetam as decisões nutricionais, como a quantidade, tipo de alimento e o número de refeições. Uma pessoa com depressão pode pular refeições ou eliminar o café da manhã na sua rotina diária. Como vemos, o vínculo entre emoção e alimentação é um fato concreto”.

A especialista aponta que isso influi diretamente em questões como controle de peso, ansiedade e depressão: "Abusar do ato prazeroso de comer pode nos fazer sentir mais cansados e a buscar mais alimentos constantemente, mas também pode causar sérios problemas de saúde. A nossa emoção deve nos conscientizar da comida de que precisamos, assim como uma pessoa com depressão pode pular refeições ou eliminar o café da manhã na sua rotina diária. Como vemos, o vínculo entre emoção e alimentação é um fato concreto”, conclui.
MF Press Global 

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira