Friday, 05 de June de 2020

ESTADO


Sete anos

Competições esportivas marcam aniversário do Lago

27 Aug 2008

Cerca de mil atletas estão sendo esperados para competir nas provas de triathlon, canoagem e enduro a pé, que acontecem na praia da Graciosa, em Palmas, no próximo dia 30. As atividades fazem parte das comemorações do 7º Aniversário do Lago UHE Luis Eduardo Magalhães – Lajeado, que tem como objetivo incentivar práticas esportivas saudáveis, por meio de propostas que viabilizem o uso consciente dos recursos naturais que formam o reservatório, como a água, as praias e seu entorno.

A primeira modalidade esportiva promovida pela Investco e regida pela empresa 40º no Cerrado será o Enduro a Pé. Um esporte peculiar na região, que reunirá, dentro da programação do 7º Aniversário do Lago, cerca de 30 equipes. Os competidores serão intercalados por comissões formadas por trabalhadores, sejam de empresas estatais, privadas ou órgãos públicos. Para a empresa, o objetivo da prova é a integração no ambiente de trabalho, com vistas a um melhor relacionamento entre os funcionários. O extenso percurso da prova assusta um pouco. Serão sete quilômetros nos arredores da praia da Graciosa. Os competidores terão que suar bastante no calor das 14h30min, horário de início das provas.

Para aqueles que curtem correr de canoa, a 9ª Maratona de Canoagem do Tocantins - com largada às 15 horas – fará um percurso de 15 km dentro dos limites da Praia. A expectativa da Federação de Canoagem do Tocantins (Fetocan) é de reunir entre 60 e 80 atletas do Tocantins e de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Pará. A disputa acontece em quatro categorias: K1 olímpica, K1 Escola, dupla masculina e feminina livres. As inscrições poderão ser feitas previamente no local da prova. Pela manhã, a Fetocan vai promover uma competição entre os 30 melhores alunos do programa Remando no Lago que, com o apoio da Investco e Prefeitura de Palmas, ensina canoagem para 450 jovens de 8 a 18 anos da rede pública.

A última e a mais esperada modalidade esportiva dentro da programação do evento é a 2ª Copa Centro-Oeste de Triathlon. A competição tem largada prevista para as 15h30min, quando cerca de 80 atletas vão disputar a prova que terá 1,5 quilômetros de natação, 40 de bicicleta e 10 quilômetros de corrida, podendo ser feita por um atleta apenas ou no sistema de revezamento. Uma das grandes atrações da prova será a presença da triatleta olímpica Mariana Ohata. A bicampeã brasileira e sul-americana recém chegada de Pequim – onde chegou na 39ª posição, em meio aos melhores do mundo – competirá as provas e prestará assistência aos atletas. Atletas consagrados como o canoísta Sebastian Quatrin, campeão pan-americano e sul-americano e  bi-campeão do Troféu Brasil de Triatlhon, e o goiano Santiago Ascenço, atual vice-campeão das provas Meio Iron Man's da Disney, marcarão presença no evento.

De acordo com a organização da prova, 90% das inscrições já estão preenchidas. A comissão informou ainda que o prêmio oferecido ao ganhadores será de R$ 10.500, dividido entre as três modalidades. Para o presidente da Federação Tocantinense de Triathlon e organizador do evento, Valdeir Ferreira do Santos, as atividades do 7º Aniversário do Lago serão uma oportunidade de conciliar integração social e conscientização ambiental. “Com o esporte, podemos ter uma melhor visão das coisas. A disciplina oferecida através das atividades esportiva é uma grande possibilidade para conscientizar as pessoas”, diz.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano

Partidos terão liberdade de estabelecer regras e procedimentos

Não se cale!

Campanha da DPE-TO alerta para importância das denúncias de violência

Instituição lança Campanha “Você não está só!”. Um chamado para denunciar os casos de violência em mulheres, crianças e adolescentes neste período de pandemia




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira