Sunday, 23 de February de 2020

ESTADO


Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

17 Jan 2020

No primeiro mês do ano, a pesquisa que mede o índice de confiança dos empresários do comércio de Palmas mostra que houve um crescimento de 132,9 (dezembro) para 135,2 pontos, ou seja, uma variação positiva de 1,7%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins.

 

Quando comparamos esse índice geral com o mesmo período do ano passado a variação é positiva, de 4%. De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “A recuperação gradual da economia, com avanço nos investimentos e melhora da taxa de desemprego, ajuda a explicar a percepção otimista dos empresários do comércio”.

 

Os itens relacionados as condições atuais da economia, comércio e a empresa continuam sendo os com maiores variações positivas. 67,4% acreditam que a economia melhorou, 66,9% de que o setor de comércio melhorou e 76,5% que sua empresa sentiu uma melhoria.

 

Já com relação a perspectiva para os meses que seguem, os percentuais continuam altos também. 93,6% acreditam que a economia irá melhorar, 93,5% esperam que o comércio melhore e 97,4% dizem acreditar que sua empresa melhorará nos próximos meses.

 

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa. 52% dos empresários disseram que investiram um pouco mais em seu negócio e 68% consideram seus estoques adequados.

 

O presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, analisa que os dados reafirmam o novo cenário. “O otimismo do empresário do comércio é real, apesar de todas as dificuldades, nós estamos sempre esperando o melhor. Mas neste caso, os dados da pesquisa mostram que a percepção do cenário econômico atual está melhor e o crescimento mês após mês nos permite acreditar que estamos, enfim, saindo dessa crise econômica”, ressaltou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira