Friday, 22 de February de 2019

ESTADO


CAU/TO

Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

01 Feb 2019    20:35
Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

Nesta semana, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) se reuniram com o Padre Fábio Gleiser, da Paróquia Coração de Maria, para avaliarem os danos causados na igreja. Na última semana, a estrutura metálica do telhado do prédio cedeu, acarretando diversos danos estruturais, com isso as paredes laterais ficaram inclinadas.

O arquiteto João Paulo, assim como outros profissionais da área, se colocou à disposição da Paróquia e está avaliando a situação. Com a visita do Conselho, os arquitetos fizeram uma análise das melhores escolhas para a solução do problema. As propostas visam a estabilidade temporária da edificação para que se promova retirada dos móveis e outros objetos sacros, e, a posterior demolição das estruturas comprometidas, inclusive paredes.

O CAU/TO se colocou à disposição para o acompanhamento de todo o processo, ao lado dos profissionais que já estão trabalhando. Ao final do encontro, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização solicitaram ao padre Fábio os projetos da igreja para averiguações e formalidades pertinentes.

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, reforçou o objetivo do Conselho com a reunião. “Nosso foco aqui não é de punição, mas estar à disposição para colaborarmos com as análises do cenário, identificar os motivos que levaram o edifício ao colapso, garantir que as novas medidas sejam focadas no cumprimento das formalidades legais junto ao conselho e, principalmente, na segurança de todos os envolvidos”, salientou.

O padre Fábio destacou a sua surpresa com o ocorrido, já que a construção não demonstrava nenhum sinal de abalo na estrutura. Mas, diante do ocorrido, a igreja já iniciou campanhas para a reforma e reconstrução. “Estamos fazendo uma vaquinha on-line e a rifa de uma casa. As empresas e pessoas que quiserem contribuir com a causa podem comprar a rifa, no valor de R$ 3 cada, na secretaria da Paróquia”, disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira