Friday, 15 de November de 2019

ESTADO


Araguaína

Conselho Tutelar preocupado com casos de violência entre menores

24 Jun 2008

O alto índice de casos de violência entre menores em Araguaína vem despertando a preocupação do Conselho Tutelar da cidade. Só no segundo semestre de 2007, foram 202 notificações. Destas, 101 casos eram de rebeldia de filhos contra os próprios pais, segundo o Conselho Tutelar.

Essa constatação está preocupando o Conselho, que confirma também aumento dos casos de maus tratos e de abusos sexuais, o que tem levado o órgão a buscar novas medidas educativas, assim como novas ações junto a entidades como o Ministério Público, a Secretária de Ação Social e Juventude e o Juizado da Infância e Juventude.

De acordo com Manoel de Jesus Silva Ramos, coordenador do Conselho Tutelar de Araguaína, a primeira providência tomada pelo órgão é constatar a violação, para, em seguida, aplicar medidas de proteção. “Em seguida, identificamos o autor para denunciar ao Ministério Público e ao Juizado da Infância”, informa.

Segundo ele, o retorno tem sido imediato e, após fazer esse procedimento, a criança fica sob tutela do Poder Judiciário.

O conselheiro esclarece que há casos difíceis de serem resolvidos, como os que envolvem crianças que estão doentes de Calazar e necessitam de sangue. “Há caso de pais evangélicos que não permitem a doação”, afirmou.  

Para Ramos, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas tem contribuído para ampliação da prostituição e do consumo de drogas. “Esse problema deve ser visto com mais atenção pelos órgãos competentes, o consumo de drogas como CRAC só aumenta na cidade”, alertou.

O conselheiro, que coordena pela segunda vez o órgão, acredita que, para combater o problema, precisam ser formadas correntes com outras entidades. “Temos que formar redes de serviço e ações com entidades para agir diante disso”, afirmou.

 

Políticas Públicas

Para Ramos, por mais que se realizem ações para combater a violência entre crianças e adolescentes, os resultados não serão suficientes para sanar os problemas. Isso porque, na avaliação do conselheiro, “as políticas públicas não são bem aplicadas”, o que prejudica o trabalho. “Ainda não priorizam a efetivação de políticas públicas eficientes para o jovem, para criança e adolescente”, pontuou.

 

Serviço:

Conselho Tutelar de
Araguaína: 5 conselheiros
Dados do 2º semestre de 2007

Visitas:
302 e 2002 notificações

Rebeldia: 1001

Maus tratos: 42

Abandono por
parte dos pais: 45

Atendimento para
abrigos: 96

Solicitações do MP: 51
Fonte: Conselho Tutelar

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Caixa e BB iniciam quinta fase de pagamento de abono do PIS/Pasep

Trabalhadores têm até 30 de junho de 2020 para sacar recursos

Educação

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Moradia

Beneficiários do Recanto das Araras I conhecerão novo endereço nesta quinta, 14

O Residencial Recanto das Araras I faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa 1, e está localizado na região Sul da Capital, próximo ao Jardim Laila.


Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira