Saturday, 25 de January de 2020

ESTADO


CGE

Controladoria realiza capacitação voltada à prestação de contas dos ordenadores de despesas

14 Jan 2020
Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins Controladoria realiza capacitação voltada à prestação de contas dos ordenadores de despesas

As prestações de contas dos ordenadores de despesas de 2019 é tema do primeiro ciclo de capacitações da Controladoria-Geral do Estado (CGE) deste ano. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, 13, no auditório do órgão, e continuam até o dia 17.         

O objetivo da capacitação é orientar os servidores dos setores envolvidos na prestação de contas dos ordenadores de despesa de cada órgão e entidade do Governo do Estado e, deste modo, reduzir os riscos de erros nos relatórios. Estes têm prazo de entrega ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) fixado até o dia 28 de fevereiro.

O superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto, explica que a prestação de contas é uma obrigação constitucional. “Quem toma dinheiro público tem que prestar contas dele, portanto, cada ordenador de despesa tem que entregar sua prestação de contas ao Tribunal e a Controladoria presta um apoio também na formalização desses processos emitindo um relatório de auditoria e a certificação desse relatório com o pronunciamento dos ordenadores com os fatos e atos ocorridos no exercício avaliado”, explica.         

De acordo com o Decreto-Lei nº 200/67, ordenador de despesa é toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio. “Todo gestor, seja secretário ou presidente de autarquia, é um ordenador de despesa, e tal qual o governador do Estado deve prestar contas de todo e qualquer dinheiro aplicado no exercício anterior”, esclarece também o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda.  

            

Capacitação

Os cinco dias de capacitação reunirão servidores de todos os setores que se envolvem com a prestação de contas nas respectivas pastas do Poder Executivo Estadual, sendo as áreas de planejamento, financeiro, recursos humanos, almoxarifado, patrimônio e setor contábil.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira