Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Tocantins

Curso de garçom é ofertado para adolescentes do Case em Palmas

29 Nov 2018    20:37
Marcos Miranda Curso de garçom é ofertado para adolescentes do Case em Palmas Curso será ofertado nas quartas-feiras em turmas matutinas e vespertinas de 9 às 12 horas e de 13h30 às 16h30.

Um curso profissionalizante na área de atendimento ao público, como garçom, foi iniciado na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Palmas. Trata-se de uma parceria desenvolvida por meio da Fundação Municipal da Juventude, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Defensoria Pública Estadual (DPE) com o objetivo de profissionalizar os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O curso será ofertado nas quartas-feiras em turmas matutinas e vespertinas de 9 às 12 horas e de 13h30 às 16h30. Os professores são profissionais da Estação Juventude, Programa da Prefeitura de Palmas, que desenvolvem cursos, oficinas e palestras nas áreas mais diversas áreas de mercado. No Case, a proposta é que sejam ofertados cursos rápidos como o de garçom, balconista, auxiliar administrativo, todos devidamente certificados.

A psicóloga Talyta Borges, que faz parte da equipe de analistas e técnicos do Sistema Socioeducativo, evidencia que estas parcerias evitam que os adolescentes fiquem ociosos ao terminarem o cumprimento das medidas, fazendo com que eles sejam mais facilmente absorvidos pelo mercado de trabalho e se mantendo longe das possiblidades de tornarem a cometer novos atos infracionais.

“Estas parcerias cumprem um dos eixos propostos pela Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) que prevê a capacitação para o trabalho”, explica a assistente social da unidade socioeducativa, Feliça Maciel.
 
Aluno e Professor
A professora Marta Pessoal diz que ficou muito lisonjeada quando foi convidada a participar deste projeto, e que fica honrada de repassar o seu conhecimento na área de atendimento ao público apreendido como garçonete. “A intenção aqui não é apenas entregar um certificado, mas sim deixá-los prontos para entrar no mercado”. O Adolescente G. R. N., de 17 anos, conta que está muito ansioso pelas aulas práticas. “Estou interessado porque estes cursos vão fazer a gente mudar de vida”, comenta o jovem, acrescentando que o curso foi bem procurado por todos os socioeducandos da unidade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira