Saturday, 24 de August de 2019

ESTADO


GTA

Defesa agropecuária reúne fiscais e inspetores para atualização da legislação sobre eventos pecuários

31 Jan 2019    19:37    alterado em 31/01 às 19:37
Delfino Miranda / Governo do Tocantins Defesa agropecuária reúne fiscais e inspetores para atualização da legislação sobre eventos pecuários

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reúne cerca de 40 profissionais para discutir e repassar as novas alterações da legislação que trata de eventos pecuários. O encontro está ocorrendo nesta terça-feira, 29, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO).  Entre as novas medidas, que entram em vigor a partir do dia 1º de fevereiro, está a permissão para que os Responsáveis Técnicos (RTs) autônomos assumam a responsabilidade da entrada e saída de animais de eventos pecuários e sua validação. A Agência continua com o encargo de fiscalizar a área animal, bem como o trabalho executado pelo RT, as obrigações inerentes aos proprietários de estabelecimentos leiloeiros e promotores de eventos.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que o objetivo é desburocratizar e dar mais agilidade em relação à entrada e saída de animais. “Precisamos evoluir e buscar alternativas que possibilitam o avanço de forma segura e eficaz, além de dinamizar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentação dos animais a qualquer hora que o evento for encerrado” avaliou.

Essas ações serão realizadas por RTs cadastrados na Adapec e habilitados pela Superintendência Federal da Agricultura-SFA/MAPA, sendo assim, poderão emitir os documentos pelo Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato), que é controlado e auditado pela Agência.

Entre as pautas das discussões estão a Instrução Normativa nº 01 de 22/01/2019; a Portaria nº 15 de 22/01/2019 que estabelece mudanças importantes na legislação de eventos agropecuários, especialmente os leilões; a Portaria nº 18 de 22/01/2019 , entre outras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira