Monday, 01 de June de 2020

ESTADO


Casa da Mulher

Depois do abandono, atividades são retomadas

27 Aug 2008

Fundada em Palmas, no dia 8 de março de 1998, idealizada por Bernadete Ferreira, a Casa da Mulher 8 de Março sempre atuou em defesa dos direitos da mulher oferecendo acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência, além de disponibilizar cursos de capacitação para desempregadas, por meio de palestras e desenvolvimento de projetos para a captação de recursos e voluntariado.

Mas, há aproximadamente 50 dias, a Casa da Mulher fechou suas portas. Segundo a atual diretoria, a Casa foi fechada para o período de “férias”, mas, aparentemente, a situação era de completo abandono. Durante a produção desta matéria e da investigação quanto ao que teria acontecido à Casa, a equipe do jornal O GIRASSOL conversou com moradores vizinhos à sede da instituição. A indignação era unânime. Uma vizinha, que não quis se identificar, comentou que a instituição já havia ajudado muitas mulheres, mas que, nos últimos anos, tudo era muito desorganizado. Segundo a fonte, pessoas acolhidas na Casa realizavam festas noturnas e gerava muito incômodo a toda a vizinhança, que pensou em se reunir para solicitar a retirada da Casa do local.

Em 2006, a diretoria da Casa da Mulher foi repassada para Poliana Santos Lima, devido ao fato de Bernadete ter mudado de Palmas. Mesmo em suas idas e vindas, Bernadete nunca deixou de apoiar e auxiliar na elaboração de projetos para a iniciativa. Ainda assim, de lá pra cá, a falta de recursos tornou-se cada vez maior. Este, aliás, é o principal problema apontado tanto por Bernadete, como por Poliana. “A Casa é sustentada por recursos que recebemos através de projetos e pelo fato desses recursos estarem escassos, precisei me dedicar a outras coisas fora da instituição”, justifica Poliana.

Hoje, segundo Poliana, a Casa da Mulher recebe apoio apenas da Loja Maçônica e algumas doações do projeto Mesa Brasil. Poliana está entregando o cargo de diretora, em uma Assembléia que será realizada no próximo dia 30. O abandono da Casa gerou preocupação na idealizadora e fundadora da instituição, Bernadete Ferreira, que, mais uma vez, decidiu arregaçar as mangas e tomar a frente do trabalho. “Dez anos de trabalho e dedicação não poderiam acabar assim”, ressalta Bernadete.

Os interessados em colaborar com a Casa da Mulher 8 de Março devem ligar para o telefone 3224-2002, para obter mais informações.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Caixa credita auxílio emergencial em contas dos beneficiários

Hoje é a vez dos nascidos em fevereiro

Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira