Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESTADO


eSocial

Desburocratização das informações trabalhistas, a proposta do eSocial

11 Jan 2018

Criado com o objetivo de desburocratizar a emissão de informações trabalhistas para o Governo Federal, o eSocial finalmente entrou em vigor. Lançado há pouco mais de dois anos, a plataforma online ainda não era obrigatória e as empresas tinham a opção de ingresso para testes, porém, em primeiro de janeiro de 2018, o eSocial passou a ser obrigatório.

A plataforma serve como facilitador para a comunicação de dados entre empresas e o Governo. O espaço vai reunir dados trabalhistas, fiscais e previdenciários. Graças ao eSocial, perde-se a necessidade do preenchimento duplicado de informações, o que sempre demandava tempo e dinheiro do empregador.

Segundo o contador e diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias, de Araguaína, o setor da construção civil deve ser um dos mais afetados. "A rotatividade de colaboradores é bastante alta e tem também o perfil diferenciado do trabalhador", explicou Ronaldo.

Ainda de acordo com Ronaldo, o setor das pequenas empresas também será impactado diretamente. "Os pequenos empreendimentos, onde o dono faz tudo, de vendas ao caixa, compras, RH, financeiro e administrativo, poderão ter sérios problemas para cumprir os prazos e ter tempo para acompanhar e repassar todas as informações", completou.

Mudou, mas não mudou

 "Os prazos para o cumprimento das obrigações trabalhistas sempre existiram, mas sempre foram meio que negligenciados por muitos empregadores, porque todo o processo era em papel, daí tinha como trabalhar com datas retroativas", pontua Ronaldo.

Agora, as informações serão em tempo real, não há mais espaço para ações retroativas. O eSocial acabará obrigando as empresas a cumprirem os prazos. Caso contrário, as multas estabelecidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) serão efetivamente cumpridas.

"O e-Social facilitou minha vida"

Empresário do segmento de materiais elétricos, Élcio Frazão elogiou o eSocial, pois facilitou a rotina trabalhista da sua empresa. "Como é tudo feito online, acabou a papeleira, o negócio fica mais claro e tranquilo de se trabalhar. Para quem faz tudo de maneira correta e cumpre com todas as obrigações, a plataforma veio para melhorar", explicou.

Os empresários tiveram pouco mais de dois anos para se adequar ao novo sistema, uma oportunidade que Élcio tirou de letra. "Não precisei modificar nada na rotina da minha empresa, o próprio sistema que a gente trabalha já funciona há algum tempo para funcionar com o eSocial", destacou o empresário. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira