Sunday, 26 de January de 2020

ESTADO


Atenção

Dia 8 terminam as inscrições para o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança

07 Aug 2014

A Fundação Nacional de Artes - Funarte promove nos dias 14, 15 e 16 de agosto, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança, que será realizado no Teatro SESI, Centro do Rio de Janeiro (RJ). A abertura, no dia 15, sexta-feira, às 9h, contará com as presenças do presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga; do diretor do Centro de Artes Cênicas  (Ceacen) da Funarte, Antonio Gilberto e do coordenador de Dança, Fabiano Carneiro. O evento tem o apoio do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura e do Sistema Firjan/Sesi.

O projeto da Coordenação de Dança/Ceacen da Funarte tem como objetivo possibilitar novas ideias e experiências, além do intercâmbio cultural entre os vários agentes e difusores da arte ibero-americana. O evento vai reunir gestores da dança da Espanha, Chile, Uruguai, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina, Venezuela e Brasil.

Durante a programação, haverá seis mesas de debates e uma roda de negociações. Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão, no primeiro dia do evento, estão relatos dos profissionais sobre experiências, projetos e ações; apresentação de soluções e estratégias de artistas independentes, companhias, grupos e coletivos para a manutenção de seus trabalhos artísticos; as redes e programas de intercâmbio e de circulação para a dança; e a apresentação de al ternativas de financiamento público e privado para intercâmbio, difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Além disso, também serão tratadas as alternativas de financiamento público e privado para o intercâmbio, a difusão e a circulação da dança entre países ibero-americanos.

No dia 16, segundo dia do encontro, serão analisados perfis de público e espaços de circulação da dança; e o papel destes espaços e da formação de público para a estrutura da dança. Profissionais convidados farão a análise crítica dos temas apresentados durante o Encontro, que irá produzir um documento visando novas parcerias entre artistas, gestores e produtores nos países ibero-americanos. Neste dia, haverá ainda a Roda de Negociações.

Entre os participantes confirmados, destacam-se Guillermo Heras (Espanha/Iberescena), Natacha Melo (Uruguai/Rede Sulamericana de Dança), Francisca Las Heras (Chile/Coordinadora de Dança, Departamento de Fomento de las Artes Industrias Creativas, Consejo Nacional de La Cultura y lãs Artes) e Cuauhtemoc Nájera (México/Coordinador Nacional de Danza del Inst. Nacional de Belas Artes).

O encontro será aberto ao público por meio de inscrições antecipadas, no endereço:

http://goo.gl/97gVxI
As inscrições para a rodada de negociações podem ser feitas a partir do dia 25 de julho, no endereço: http://goo.gl/MDchs1


Sobre o projeto
Desde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena - Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte, através de seu coordenador Fabiano Carneiro, intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o "Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia". Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O "Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai" também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança propõe efetivar um novo intercâmbio cultural, aproximar-se com os países ibero-americanos, estreitar possibilidades, incentivar diálogos com gestores da dança ibero-americanos e promover novas oportunidades para o Brasil.

"O projeto visa a criação de uma rede de articulação internacional, que discuta ações voltadas para o desenvolvimento da dança Ibero-Americana, além da discussão de propostas de políticas públicas internacionais para o segmento", comenta Fabiano Carneiro, gestor público há 23 anos, sendo 16 anos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre e, desde 2007, coordenador de Dança da Funarte.


Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança
Dias 14, 15 e 15 de julho
Local: Teatro SESI
Av. Graça Aranha, nº 1, Centro - Rio de Janeiro (RJ)

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira