Thursday, 18 de July de 2019

ESTADO


Sindjor

Dra. Lilian Deisy conduz roda de conversa sobre a saúde mental dos jornalistas no cenário atual

09 Mar 2019    07:50    alterado em 09/03 às 07:55
Dra. Lilian Deisy conduz roda de conversa sobre a saúde mental dos jornalistas no cenário atual

Cerca de 20% dos adultos tendem a sofrer algum transtorno mental em algum momento da vida. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. Dentre os diferentes transtornos existentes, os ligados à depressão e ansiedade são os mais frequentes, as doenças do século como muitos especialistas dizem.

A identificação dos transtornos e a aceitação deles na sociedade também é um grande desafio e discutir e esclarecer são uma forma importante de trabalhar na prevenção de tais doenças. Hoje, muitas empresas e profissionais já começam a dar mais atenção à saúde mental, ao bem-estar e à busca pela melhora na qualidade de vida vem crescendo gradualmente.

Com o objetivo de colaborar nessa discussão e na desmistificação das doenças da saúde mental, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor- TO), em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e com o Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação, realizou uma roda de conversa com o tema "Como está a saúde dos Jornalistas?", uma proposta idealizada pelo estudo da psicóloga Jordanna de Sousa Parreira, que está cursando o mestrado em comunicação e sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a participação da psicóloga, professora e orientadora, Lilian Deisy Ghizoni. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 07, na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

“A roda de conversa sobre saúde mental é a primeira etapa de um projeto de escuta clínica do trabalho, que hoje é uma teoria com método da Ana Magnólia Mendes, da Universidade de Brasília (UnB). Esse projeto visa um espaço de fala para os jornalistas em relação ao sofrimento e ao prazer que hoje ele encontra no trabalho. Nós sabemos que estamos vivendo num cenário da precarização do trabalho dos jornalistas, pelas mudanças também até do próprio direito do trabalho da CLT, então, tem uma série de movimentos sociais que vêm acontecendo na contemporaneidade que estão afetando diretamente a vida destes profissionais, e foi diante deste cenário que a gente propôs essa escuta clínica”, explicou a psicóloga Jordanna de Sousa Parreira.

Após a roda de conversa, os profissionais podem se voluntariar para participar de, aproximadamente, 12 encontros, dentro da proposta da escuta clínica. A ideia é, de forma ética e organizada, aprofundar a discussão sobre o assunto direcionado a categoria. Os estudos vão se transformar posteriormente em uma dissertação que ficará disponível para que todos possam identificar onde estão os maiores problemas e como buscar soluções.

A presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, destacou a parceria do Sindicato com as profissionais do estudo. “Nós ficamos imensamente empolgados e felizes por alguém pensar na nossa qualidade de vida e em como poder ajudar os profissionais da área. O papel do sindicato é justamente esse, apoiar ações que visam a melhoria da qualidade tanto de vida quanto do trabalho dos jornalistas”, ressaltou.
A Roda de Conversa e os encontros da Escuta Clínica do Trabalho contam também com o apoio e parceria da Acipa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira