Tuesday, 25 de February de 2020

ESTADO


Interior

Editora Positivo leva espetáculo de Literatura de Cordel aos alunos de Paraíso do Tocantins

16 May 2009

Nos dias 19 e 20 de maio, o Teatro Cora Coralina, abrirá suas cortinas para a peça O Romance do Pavão Misterioso. Tomado pelo universo da Literatura de Cordel, o espetáculo é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e terá cinco apresentações na cidade. Além dos estudantes, o público em geral também poderá conferir a apresentação teatral em uma sessão beneficente, que acontece no dia 19, às 19h30. Para isto, basta cada espectador levar 1 quilo de alimento não perecível e retirar o ingresso até a véspera da primeira sessão, na bilheteria do teatro. A arrecadação será destinada a três creches da região, Maria José dos Santos, Arco-Íris e Aureny Siqueira Campos.

A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil – e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como objetivo aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Em Paraíso do Tocantins, serão beneficiados mais de 2,4 mil alunos de 11 Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino.

Para complementar a ação, foi criado um site exclusivo e interativo do espetáculo: (www.oromancedopavaomisterioso.com.br), o qual os alunos e professores se cadastram para poderem se divertir com jogos educacionais,  postar fotos do espetáculo ou da viagem que fizeram para assisti-lo, indicar links sobre literatura de cordel e ter acesso a conteúdos pedagógicos. Outra novidade desta temporada são os concursos culturais realizados pela Editora Positivo. Um deles é destinado às instituições participantes, no qual os alunos constroem um pavão utilizando materiais recicláveis e encaminham as fotos de sua criação para o site da peça, enquanto o coordenador responsável pelo projeto envia um vídeo respondendo a pergunta: “Por que o pavão da minha instituição merece ganhar?”.

A instituição vencedora será premiada com um Datashow e o coordenador ainda ganha um Mobo, da Positivo Informática. O outro concurso também acontece no site e dará um IPOD Shuffle para os melhores cordéis feitos por alunos, que serão divididos em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da plateia.

O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.

 

Teatro de bonecos: Encanta Brasil

De acordo com a coordenadora do projeto da Editora Positivo, Alessandra Meira, as ações de Marketing Cultural valorizam as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuem para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. ‘’Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores”, garante Alessandra.

A apresentação da peça é oferecida como um benefício pela Editora Positivo às Escolas Conveniadas ao  Sistema Positivo de Ensino, que, além do apoio contínuo, por meio do uso de materiais didáticos (o Livro Didático Integrado e um portal exclusivo que contêm conteúdos complementares aos trabalhados em sala de aula), também recebe suporte durante todo o ano letivo, tanto na área pedagógica como por meio de apoio de marketing e campanhas institucionais.

 

SERVIÇO

Peça: O Romance do Pavão Misterioso

Programação em Paraíso do Tocantins (TO):

Dia 19/5, às 10h e 15h

Dia 19/5, às 19h30 – Sessão beneficente aberta ao público – Entrada: 1 kg de alimento não perecível.        

Dia 20/5, às 10h e 15h

Local: Teatro: Cora Coralina - End.: Avenida 13 de maio, s/n - Centro

COMPARTILHE:


Confira também:


É festa!!!

Turismo durante o carnaval deve movimentar R$ 8 bi na economia

Pelo menos 36 milhões de brasileiros devem curtir a festa

Palmas

Programação do ‘Carnaval do Amor’ resgata memória afetiva com clássicos do forró

Participação especial e última atração da noite, a dupla ‘Alex e Matielo’ que além de levar ao público o sertanejo universitário, estilo carro-chefe de trabalho, eles também diversificaram seu repertório com o samba, brega funk e o forró.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira