Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


Tocantins

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

18 Nov 2018    19:13    alterado em 18/11 às 19:13
Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

Os estudantes Gabriel Marinho, Kaio Moreira e Renan Cauê foram certificados pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) por participarem do concurso de vídeos #TodosContraaHanseníase.  A cerimônia de certificação aconteceu no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, durante o encerramento do 15º Congresso de Hansenologia. Além da certificação e uma maleta de química, os vencedores ganharam um intercâmbio cultural em Palmas, com visitas a pontos turísticos.

O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a SBH, com o objetivo de promover na comunidade escolar reflexões sobre as causas e consequências da hanseníase. As produções dos alunos passaram por três etapas de seleção, nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e na Seduc.

Do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi, Gabriel Marinho foi o primeiro colocado. O aluno explicou que para a produção do vídeo contou com o apoio da mãe, que o ajudou a estudar o tema e montar o roteiro. “Sem ela não teria dado conta”, disse. Para receber a certificação, Gabriel Marinho esteve na Capital acompanhado dos pais, Jiullyanne da Silva, Ernandes Marinho e a irmã Ana Laura Marinho.

Kaio Moreira Santos, de 11 anos, foi o segundo colocado. O aluno da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis, fez sua produção baseada no cinema mudo. O vídeo gravado na escola abordou sobre o tratamento e a discriminação da doença. O estudante destacou sua felicidade em conhecer Palmas. “Ontem nós fomos à Redesat, demos entrevista, passeamos no shopping e hoje visitamos vários lugares. É a primeira vez que saio de casa para passear”, pontuou. A coordenadora pedagógica da unidade, Valdiran Pires Ribeiro, acompanhou o aluno durante a visita à Capital.

Terceiro colocado na disputa, Rhenan Cauê, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, destacou em sua produção os índices da doença no país. O aluno contou que o vídeo foi feito a uma hora do prazo da entrega e teve a ajuda da mãe, que também é professora na unidade.  Ana Cláudia Barbosa disse que sempre incentiva o filho a participar destas ações. Conforme a professora, o tema é muito relevante e a disseminação da informação ajuda a quebrar tabus. Para ela, “a participação efetiva dos alunos mostra que as unidades educacionais vêm desenvolvendo um bom trabalho, e conhecer a Capital, como premiação, é uma forma de valorizar a cultura local”.

Adriana Aguiar, gestora da Seduc, destacou a experiência dos alunos, que ela considerou como única. “Quando a proposta nos foi apresentada, pensamos como envolver crianças em uma temática tão complexa, mas os resultados foram surpreendentes. Hoje, estes alunos atuarão como disseminadores, pois estudar o assunto amplia o conhecimento e muda a perspectiva sobre a doença. Eles serão agentes de transformação da comunidade em que estão inseridos. Gostaria de parabenizar os meninos, os professores e todos os envolvidos neste processo”, concluiu.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação, Eusamar Araújo de Sousa, salientou o compromisso da Seduc na formação integral do aluno. “Não tenho dúvida de que a parceria com a SBH, na realização do concurso de vídeos #TodosContraaHanseniase, promoveu uma mobilização em todo o Estado, proporcionando a disseminação de informações importantes acerca da doença. Com isso estamos contribuindo para eliminar este mal que afeta a sociedade”.

Os vídeos produzidos pelos alunos serão utilizados pela Sociedade Brasileira de Hansenologia para divulgação do trabalho desenvolvido no País.

Encontro
A secretária visitou os alunos, na manhã deste sábado, para parabenizá-los pelo trabalho e iniciativa. O grupo socializou projetos, explicou como foi feita a elaboração dos vídeos e comentou sobre o conteúdo estudado.

Além de participarem de palestras no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Hansenologia, os alunos e acompanhantes visitaram o Palácio Araguaia, o Parque Cesamar e a Praia da Graciosa. A convite da secretária, o grupo assistirá à exibição do espetáculo Cidade dos Porquês, que será apresentado por estudantes que compõem o grupo do Balé Popular do Tocantins.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tocantins educação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira