Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ESTADO


Itacajá

Eleições suplementares em Itacajá tem participação efetiva do eleitorado

04 Dec 2017

O candidato a prefeito Cleoman Correia Costa e o vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento, pela Coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR), foram eleitos com 2.545 votos, o equivalente a 52,90% dos votos válidos, nas eleições suplementares do município de Itacajá. A apuração das urnas foi encerrada às 17h35, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado. De acordo com o calendário Eleitoral os candidatos eleitos devem ser diplomados em até 15 dias, passando antes pela prestação de contas.

Dos 5.410 eleitores dos municípios, 91,21% compareceram as seções de votação, tendo uma abstenção de 8,795. Segundo a chefe de Cartório, Magna Regina Olimpo, as eleições ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, "com destaque para as eleições limpas, sem sujeita de santinhos nas ruas e nas portas das seções eleitorais".

O pleito também registrou a participação efetiva dos eleitores indígenas. Ao todo, no município de Itacajá 719 eleitores indígenas de 16 aldeias estavam aptos a votar, distribuídos em três seções instaladas dentro das aldeias Santa Cruz e Manoel Alves Pequeno.

Foram disponibilizadas duas tendas para concentração dos indígenas que eram transportados para as seções, ação destacada pelo juiz eleitoral Marcelo Rostirolla, "as estruturas impediram assim, a compra de voto, pois os carros que realizavam o transporte foram orientados a pararem apenas nesses locais facilitando a fiscalização", disse.

A apuração dos votos foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, juntamente com o diretor-geral José Machado e Secretários, de forma simultânea e online, por meio do sistema Vídeo Wall instalado na sede do Regional.

Ao finalizar a totalização dos votos o presidente do TRE-TO parabenizou a atuação do juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itacajá e também de toda a equipe da Justiça Eleitoral envolvida no Pleito. "A Justiça Eleitoral não mediu esforços para garantir novamente uma eleição rápida, segura e transparente aos eleitores de Itacajá. A participação efetiva dos indígenas também demonstra o interesse deles em contribuírem com a política e a democracia do nosso país. O TRE Tocantins trabalha para garantir o acesso dessas comunidades aos direitos fundamentais, como a participação no processo eleitoral, em conformidade com as diretrizes das Nações Unidas", ressaltou.

Julia Kraô fez questão de votar e ajudar a escolher os representantes municipais. "Depois que comecei a entender faço questão de votar, pois agora sei que o que vale é o voto consciente", afirmou a indígena. 

Todos os eleitores votaram por meio da identificação biométrica, o coordenador de sistemas eleitorais e logística do TRE-TO, Fernando Mendonça, ressaltou que os eleitores indígenas receberam positivamente a atuação das forças de segurança, que contou com o apoio da Policia Federal, Militar e Civil, "o que garantiu a tranquilidade do pleito nas seções de votação das aldeias indígenas", avaliou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira