Thursday, 29 de October de 2020

ESTADO


Meio Ambiente

Em Debate Online, Tocantins apresenta dados de redução de desmatamento nos biomas Cerrado e Amazônico

07 Jun 2020
Em Debate Online, Tocantins apresenta dados de redução de desmatamento nos biomas Cerrado e Amazônico

Na programação dos estados da região amazônica, em alusão ao dia mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho, o Tocantins participou no dia, 04, quinta-feira, do Debate Online Estados Amazônicos Contra o Desmatamento Ilegal e Outros Ilícitos Ambientais, promovido pela Força Tarefa dos Governadores (GCF Task Force). O Governo do Tocantins foi representado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme.

A transmissão ao vivo, que teve mais de 250 espectadores apresentou as medidas e ações que cada estado da Amazônia Legal está realizando no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. O secretário Renato Jayme demonstrou dados positivos em comparação com o ano passado quanto ao desmatamento total no Estado.  De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no período de janeiro a maio do ano de 2019, no bioma Cerrado foram desmatados 753,01 km², no mesmo período, em 2020 a área desmatada foi 250,48 km², uma redução de 66%. Para o bioma Amazônico, em 2019 neste mesmo período o número foi de 1,1 km² contra 0,51 km² em 2020, uma redução de 50%.

O secretário destacou ainda, as ações de monitoramento e fiscalização realizada com os órgãos parceiros, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que inaugura nesta sexta-feira, 05, o Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (CIMDEA) do Tocantins que é mais um aparelhamento do estado que irá ajudar no monitoramento ambiental e consequentemente no combate do desmatamento ilegal e de outros crimes ambientais.

O Secretário destaca a importância de se debater sobre desmatamento de forma aberta e acessível. "Discutir sobre crimes ambientais e sobretudo sobre o desmatamento ilegal na região Amazônica em um plataforma online, é de fundamental importância para mostrar a toda população que os Estados cuidam da Amazônia e que estão trabalhando para minimizar o desmatamento ilegal na região".

A reunião foi presidida pela secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, Mauren Lazzaretti, e contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Israel Milani (Acre), Robério Nobre (Amapá), Eduardo Taveira (Amazonas), Diego Rolim (Maranhão), Mauro O’de Almeida (Pará), Ionilson Sampaio (Roraima).

COMPARTILHE:


Confira também:


Ação

Governo do Tocantins entrega ônibus escolares a 13 Regionais de Educação no Dia do Servidor Público

As atividades de deslocamento de estudantes das Regionais até a capital do Estado será facilitada, bem com o intercâmbio de conhecimento entre unidades escolares


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira