Wednesday, 16 de October de 2019

ESTADO


Ferrovia Norte-Sul

Encontro reúne empresários em Gurupi

17 Sep 2008

A expectativa é de que seja gerado mais de dois mil postos de trabalho com a construção da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi. Esse fato que é considerado histórico pelo secretário de Indústria e Comércio, Eudoro Pedrosa, que esteve presente na maior cidade do sul tocantinense no último dia 9, durante um encontro de negócios com empresários da Capital. O secretário alertou os gurupienses de que a ferrovia não poder ser apenas uma mera passagem, mas uma oportunidade de desenvolvimento.

O consultor da Valec, Josias Cardoso, disse que a empresa vai implantar em todo o país 20 planos industriais de biocombustível, sendo que 10 serão no Tocantins, o que impulsionará a produção e a geração de emprego no Estado. O consultor ressaltou que a maioria das áreas produtivas do mundo estão no Brasil e o Tocantins colabora com este índice, pois tem uma enorme condição de produção de alimentos, água e energia

O principal projeto de integração da Norte-Sul é a possibilidade de novas atividades econômicas como: a exploração dos recursos naturais da região, o agronegócio e indústrias diversificadas, que gerarão centenas de empregos.

O prefeito Alexandre Abdalla (PR) esteve no encontro e ressaltou as mudanças que a ferrovia trará para Gurupi. Ele lembrou que mesmo as empresas trazendo seus funcionários de outros estados, ainda assim muitos gurupienses terão a oportunidade de trabalhar nesta obra. Abdalla ressaltou que as pessoas que se instalarem na cidade vão ajudar a fortalecer a economia.

A deputada estadual Josi Nunes também falou sobre a importância da Norte-sul para Gurupi. De acordo com Josi, esse é o momento de oportunidade de investimentos, de geração de empregos, de produção e de abertura de novos negócios. Ela alertou para que Gurupi não seja apenas um corredor de ida e vinda de produtos, mas que se consolide como uma cidade de grande produção e industrialização.

De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, o mais importante é a oportunidade que as pessoas terão de ter um emprego com carteira assinada. Ele alertou para que as pessoas busquem se qualificar para atender os requisitos que a empresa exigir. Segundo ele, os empresários também devem se preparar para serem fornecedores da empresa Andrade e Gutierrez, que vai construir 200 km da ferrovia e que colocará em Gurupi o canteiro de obras, com 500 metros de largura e 3,5 km de comprimento, canteiro esse que ao término dos trabalhos será doado a cidade para a implantação de uma escola profissionalizante.

A ferrovia terá 859 quilômetros de extensão no Tocantins e contemplará 23 municípios. As obras estão em desenvolvimento e o investimento é de cerca de R$ 2,577 bilhão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira