Sunday, 26 de January de 2020

ESTADO


TELINHA DE CINEMA

Escola Municipal Beatriz Rodrigues recebe Laboratório de Vídeo de Bolso

08 Apr 2014

Desde do último dia 07 de abril, 30 alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, em Palmas, receberão o Laboratório de Vídeo de Bolso do projeto Telinha de Cinema. Ao todo estão sendo oferecidas duas turmas que vão explorar as novas possibilidades de aprendizagem, de expressão cultural e de participação social por meio da produção de vídeos com celulares e outras mídias móveis. A prioridade será para os alunos dos 8e e 9° anos.

O Telinha de Cinema integrará o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que este ano tem como tema geral “Empreendedorismo e Direitos Humanos em Visibilidade. “A produção de vídeo com recursos que estes alunos já possuem (celular) é uma estratégia muito eficiente para trabalharmos valores, o respeito às diferenças, além de ser uma oportunidade para identificarem vocações e oportunidade”, destacou o educador Pablo Regis, responsável pelo Laboratório de Vídeo de Bolso.

A atividade oferecida pelo Ong Casa da Árvore será realizada até o dia 09 de junho, com encontros semanais, sempre às segundas-feiras, com turmas nos períodos matutino e vespertino. O laboratório é uma estratégia de formação criativa, que busca identificar as experiências e habilidades dos participantes, para poder ampliá-las, estimulando a autoria colaborativa. Entre os conteúdos previstos estão: concepção e elaboração de roteiro, linguagem audiovisual no contexto da cultura digital, fotografia para mídias móveis, edição multiplataforma, estratégias de promoção e compartilhamento, dentre outros.

“Buscamos estimular a sensibilidade do olhar desses jovens que interagem com o Telinha de Cinema”, explica o coordenador geral do projeto Aluísio Cavalcante. Ele destaca ainda que a metodologia do Telinha de Cinema estimula a criação de redes de aprendizagens, “Esse é o grande potencial das novas tecnologias, você encontrar sua melhor forma de aprender o que é mais interessante para você, o que é mais útil”, reforçou Cavalcante.

O projeto
O Telinha de Cinema foi o primeiro núcleo de formação e incentivo à produção audiovisual dedicado às novas tecnologias no Brasil, reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil (2009). Desenvolvida no Tocantins desde 2007, a iniciativa já atendeu quase 3 mil pessoas em diversos Estados brasileiros, recebendo os prêmios Finep de Inovação em Tecnologia Social (2013) e  Economia Criativa – Estímulo a Formação para as Artes (Ministério da Cultura - 2012).

Em 2014 o projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura- Prominc, promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. Até junho a iniciativa pretende realizar ainda outras duas oficinas a exemplo desta a ser realizada junto a Fundação Fé e Alegria, além de Oficinas de Web Canal Comunitário, Laboratório de Audiovisual e Novas Tecnologias e o Laboratório de Inovação. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas em parcerias com escolas públicas, entidades culturais e movimentos populares da capital.

A Casa da Árvore
A Casa da Árvore Projetos Sociais é uma associação que desenvolve ações socioeducativas no contexto da cultura digital, orientadas para a promoção da cidadania. Atuando desde 2007 em ambientes formais e não formais de educação, desenvolvemos práticas inovadoras de aprendizagem a partir do uso criativo de tecnologias digitais, sobretudo as tecnologias de mobilidade.

É composta hoje por um grupo de profissionais das áreas da comunicação, psicologia, pedagogia, sociologia, artes e tecnologia que juntos com estudantes universitários buscam compreender as dimensões da participação social e da expressão cultural e sua relação com as novas mídias.

Para a execução de seus projetos a ong realiza cooperações técnicas e tecnológicas com universidades, instituições sociais, movimentos populares e poder público. Ao longo da sua atuação, a Casa da Árvore vem constituindo parcerias com empresas e instituições sociais como Petrobras, Fundação Telefônica – Vivo, Fundação Banco do Brasil, Ministério da Educação, Funarte, Fundação Vale, Instituto Care Brasil, Instituto EDP, Prefeitura de Recife, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Cultura de Goiás, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Prefeitura de Senador Canedo-GO, além de instituições de ensino e pesquisa como RNP – Rede Nacional de Incentivo à Pesquisa, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual de Goiás.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira