Saturday, 20 de October de 2018

ESTADO


Tocantins

Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

13 Aug 2018    23:18    alterado em 13/08 às 23:18
Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de cooperação técnica com os prefeitos de nove municípios tocantinenses para continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga são os contemplados pelo termo assinado. Serão ofertados cursos de formação inicial para professores que atuam na educação básica pública que ainda não possuem graduação e formação continuada para os já graduados, além de pós-graduações.

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “São ofertados cursos na modalidade a distância, todos planejados por instituições de ensino superior federais, com base nas demandas do município. É um trabalho de parceria entre o Governo Federal, o Estado e os municípios que viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos para a comunidade”, pontuou.

Para a gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades. É importante que o educador tenha acesso a novas ferramentas educacionais para que o ensino nas escolas tocantinenses melhore cada vez mais”, destacou.

Para dar continuidade ao funcionamento desses nove polos no ano de 2019, foram assinados os termos de cooperação entre a Seduc e os respectivos prefeitos dos municípios.  Para a prefeita de Araguacema, Isabella Simas, o programa beneficia a carreira dos educadores. “É importante os docentes terem oportunidade de participar de capacitações e cursos para o crescimento profissional deles”, disse.

UAB no Tocantins
O Programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

O Programa foi implantado no Tocantins pela Seduc, por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, e mantém, desde 2006, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de Cursos Técnicos, de Graduação, Tecnológicos, aperfeiçoamento e pós-graduação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

16

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tocantins Educação UAB

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Mauro Carlesse recebe empresários interessados em investir no Estado

Grupo de empresários vão investir na produção de ovos no Estado; Gurupi e Paraíso são cidades estudadas para receber o empreendimento

Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano

De acordo com a psicóloga do HGP, Jaqueline Monteiro o projeto vem beneficiando pacientes adultos e crianças.


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social

Dos 12 módulos, três ocorrerão em Miracema (UFT) e os outros nove em Palmas, nos locais junto às unidade de Ensino (Unip, Unitins, Unopar, Itop) conforme programação disponibilizada no site do conselho.


Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira