Tuesday, 18 de June de 2019

ESTADO


Tocantins

Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

13 Aug 2018    23:18    alterado em 13/08 às 23:18
Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de cooperação técnica com os prefeitos de nove municípios tocantinenses para continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga são os contemplados pelo termo assinado. Serão ofertados cursos de formação inicial para professores que atuam na educação básica pública que ainda não possuem graduação e formação continuada para os já graduados, além de pós-graduações.

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “São ofertados cursos na modalidade a distância, todos planejados por instituições de ensino superior federais, com base nas demandas do município. É um trabalho de parceria entre o Governo Federal, o Estado e os municípios que viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos para a comunidade”, pontuou.

Para a gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades. É importante que o educador tenha acesso a novas ferramentas educacionais para que o ensino nas escolas tocantinenses melhore cada vez mais”, destacou.

Para dar continuidade ao funcionamento desses nove polos no ano de 2019, foram assinados os termos de cooperação entre a Seduc e os respectivos prefeitos dos municípios.  Para a prefeita de Araguacema, Isabella Simas, o programa beneficia a carreira dos educadores. “É importante os docentes terem oportunidade de participar de capacitações e cursos para o crescimento profissional deles”, disse.

UAB no Tocantins
O Programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

O Programa foi implantado no Tocantins pela Seduc, por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, e mantém, desde 2006, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de Cursos Técnicos, de Graduação, Tecnológicos, aperfeiçoamento e pós-graduação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Drogas

Maconha é a droga mais apreendida no Tocantins, revela estatística

O ranking aponta ainda um crescimento das ocorrências registradas no órgão em relação às apreensões de crack. Enquanto em 2017 foram 319 registros, em 2018, este número subiu para 432.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira