Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


Tocantins

Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

13 Aug 2018    23:18    alterado em 13/08 às 23:18
Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de cooperação técnica com os prefeitos de nove municípios tocantinenses para continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga são os contemplados pelo termo assinado. Serão ofertados cursos de formação inicial para professores que atuam na educação básica pública que ainda não possuem graduação e formação continuada para os já graduados, além de pós-graduações.

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “São ofertados cursos na modalidade a distância, todos planejados por instituições de ensino superior federais, com base nas demandas do município. É um trabalho de parceria entre o Governo Federal, o Estado e os municípios que viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos para a comunidade”, pontuou.

Para a gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades. É importante que o educador tenha acesso a novas ferramentas educacionais para que o ensino nas escolas tocantinenses melhore cada vez mais”, destacou.

Para dar continuidade ao funcionamento desses nove polos no ano de 2019, foram assinados os termos de cooperação entre a Seduc e os respectivos prefeitos dos municípios.  Para a prefeita de Araguacema, Isabella Simas, o programa beneficia a carreira dos educadores. “É importante os docentes terem oportunidade de participar de capacitações e cursos para o crescimento profissional deles”, disse.

UAB no Tocantins
O Programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

O Programa foi implantado no Tocantins pela Seduc, por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, e mantém, desde 2006, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de Cursos Técnicos, de Graduação, Tecnológicos, aperfeiçoamento e pós-graduação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

44

PARABÉNS!
PARABÉNS!

25

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

34

KKKK
KKKK

32

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

24

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

29

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tocantins Educação UAB

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira