Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


Tocantins

Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

13 Aug 2018    23:18    alterado em 13/08 às 23:18
Estado e municípios assinam cooperação para oferta de cursos da Universidade Aberta

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de cooperação técnica com os prefeitos de nove municípios tocantinenses para continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga são os contemplados pelo termo assinado. Serão ofertados cursos de formação inicial para professores que atuam na educação básica pública que ainda não possuem graduação e formação continuada para os já graduados, além de pós-graduações.

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “São ofertados cursos na modalidade a distância, todos planejados por instituições de ensino superior federais, com base nas demandas do município. É um trabalho de parceria entre o Governo Federal, o Estado e os municípios que viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos para a comunidade”, pontuou.

Para a gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades. É importante que o educador tenha acesso a novas ferramentas educacionais para que o ensino nas escolas tocantinenses melhore cada vez mais”, destacou.

Para dar continuidade ao funcionamento desses nove polos no ano de 2019, foram assinados os termos de cooperação entre a Seduc e os respectivos prefeitos dos municípios.  Para a prefeita de Araguacema, Isabella Simas, o programa beneficia a carreira dos educadores. “É importante os docentes terem oportunidade de participar de capacitações e cursos para o crescimento profissional deles”, disse.

UAB no Tocantins
O Programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

O Programa foi implantado no Tocantins pela Seduc, por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, e mantém, desde 2006, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de Cursos Técnicos, de Graduação, Tecnológicos, aperfeiçoamento e pós-graduação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira