Monday, 19 de February de 2018

Monday, 19 de February de 2018

ESTADO


Meio Ambiente

Estado intensificará fiscalização para garantir preservação ambiental do Jalapão diante do aumento do fluxo turístico

21 Sep 2017

Patrícia Saturno / Governo do Tocantins
 
O ordenamento turístico nos atrativos da região do Jalapão foi pauta de reunião nesta semana na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A discussão se deu no âmbito do Termo de Cooperação Técnica, firmado em 2 de junho 2016, entre a Seden e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que trata do uso público em unidades de conservação e entorno. 
 
Entre os principais pontos abordados estiveram a fiscalização acerca do licenciamento ambiental das empresas operadoras de turismo na região, bem como as adequações dos proprietários de atrativos, com foco na preservação ambiental.  Além da Seden e Naturatins, o encontro, realizado na última segunda-feira, 18, reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), além da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR).
 
"Vamos intensificar a fiscalização e trabalhar com os proprietários de atrativos, dando apoio. A Seden vai elaborar os projetos básicos de infraestrutura para apoiar os empreendimentos a se adequarem de modo que tenham condições de receber o turista sem causar maior dano ambiental", destacou o superintendente de Desenvolvimento turístico da Seden, James Possapp.
 
Estas medidas levam em consideração o constante crescimento do fluxo turístico na região e a necessidade de criar mecanismos para evitar a exploração desordenada dos atrativos, provocando danos ambientais. "O turismo no Jalapão tem crescido pelo menos 20% ao ano. Em 2016  esse crescimento foi de 30% e a expectativa é que 2017 supere essa marca, tendo em  vista que do dia 1º de janeiro até o último feriado, em 7 de setembro, foi registrado o mesmo número de visitantes de todo o ano passado", explicou o superintendente.
 
A atuação dos órgãos estaduais, com acompanhamento do MPE e MPF, está sendo apresentada na reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão, nesta quarta-feira, 20, no Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira do reis, no município de São Félix do Tocantins.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira