Thursday, 28 de May de 2020

ESTADO


Previdência social

Expansão das agências facilitará o acesso dos contribuintes no TO

12 Mar 2009

A implantação de mais 720 agências do INSS em todo o Brasil anunciada em janeiro pelo Ministério da Previdência Social, contemplará o Tocantins com duas novas agências, em Colinas e Guaraí. A ação faz parte do “PEX” – Projeto de Expansão – que visa levar os direitos previdenciários a um número maior de pessoas em território nacional. As agências deverão ser instaladas em municípios com mais de 20 mil habitantes até 2010.

O Tocantins conta hoje com dez agências fixas da Previdência Social localizadas nas cidades de Arraias, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Palmas, Miracema, Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins. Destas, apenas Tocantinópolis está em sede alugada.

Em todo o Brasil, muitos segurados têm de se deslocar grandes distâncias para receber o atendimento do INSS. Até agora, o que as gerências-executivas têm feito para minimizar esse tipo de problema é lançar mão do “Prevmóvel”, uma unidade de atendimento volante que não tem o conforto de uma agência, mas que encurta a distância entre a previdência e o cidadão.

O INSS do Tocantins ainda realiza atendimentos em outros seis municípios através do programa, que conta com dois postos itinerantes que atendem as populações de Colinas, Guaraí, Marianópolis, Arapoema, Araguaçu e Ponte Alta do Tocantins.

 

Entrega

Com a expansão, as cidades de Colinas e Guaraí ganham agências fixas com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2010. Para o gerente executivo do INSS no Tocantins, Silvano Coelho Lira, a instalação das duas novas agências facilitará o acesso da população e atenderá um número maior de segurados de cidades e até de estados vizinhos.

Silvano também explica que a demanda por profissionais já está sendo discutida. “A princípio, a ideia é que haja um remanejamento do quadro de funcionários para preencher as vagas disponíveis nas novas agências. Não preenchendo as vagas, nós também temos o quadro de aprovados no último concurso que ainda não foram chamados”, explica Silvano.

 

Saiba mais

Dados sobre o INSS no TO

• 130 mil benefícios mantidos;

• R$ 56 milhões distribuídos;

• 10 agências;

• 240 servidores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 270 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira