Tuesday, 25 de February de 2020

ESTADO


Cultura

FCT lança edital 2009 da Bolsa Maximiano da Mata Teixeira

26 Jan 2009

A Fundação Cultural do Tocantins realizará no próximo dia 27, às 8h30, o Edital 2009 da Bolsa de Publicações Maximiano da Mata Teixeira. Na Galeria de Arte Mauro Cunha localizada na sede da FCT.

Criada na Assembléia Legislativa por iniciativa da então deputada Dolores Nunes, a Bolsa homenageia o Jurista Maximiano da Mata Teixeira, nascido em Natividade, em 15 de agosto de 1910. Advogado, magistrado, jornalista, escritor e professor universitário, foi também um lutador pela criação do Estado do Tocantins.

Pelas colunas do Jornal "O Araguatins" - fundado por ele -, sempre evidenciou as questões mais relevantes do então Norte Goiano e, entre suas obras, salientam-se: "Memorial" – 1940, "Estórias de Goiás" – 1981 e "Outras Estórias" – 1983. Faleceu em Goiânia-GO, em 06 de agosto de 1984.

Na primeira edição, em 1993, a "Bolsa Maximiano da Mata Teixeira" editou, a um só tempo, uma coletânea de poetas tocantinenses ("Poesias do Tocantins") e outra de contistas ("Contos Tocantinenses"). No ano seguinte, realizaria sua segunda edição, selecionando obras de ficção nas áreas de poesia, romance, psicologia, ensaios e crítica literária. Dentre outras obras concorrentes, foram selecionadas duas para publicação: o romance "Mandinga", do renomado escritor tocantinense José Liberato Costa Póvoa, e o "Mercador", do poeta gurupiense Ronaldo Coelho Teixeira.

Na edição de 2008 da Bolsa foram contempladas as obras "O bordado da urtiga", de Gilson Cavalcante e "A morte do Bordado" de José Leandro de Bezerra Júnior (JJ Leandro).

COMPARTILHE:


Confira também:


É festa!!!

Turismo durante o carnaval deve movimentar R$ 8 bi na economia

Pelo menos 36 milhões de brasileiros devem curtir a festa

Palmas

Programação do ‘Carnaval do Amor’ resgata memória afetiva com clássicos do forró

Participação especial e última atração da noite, a dupla ‘Alex e Matielo’ que além de levar ao público o sertanejo universitário, estilo carro-chefe de trabalho, eles também diversificaram seu repertório com o samba, brega funk e o forró.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira