Sunday, 12 de July de 2020

ESTADO


Facilidade

Ferramenta Produtor On-line possibilita agilidade para trânsito de animais

29 May 2020
Ferramenta Produtor On-line possibilita agilidade para trânsito de animais

Se antes o produtor rural tinha que se descolar da propriedade rural para ir até o escritório da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), agora tem toda comodidade e facilidade com o serviço disponível digital. Se o produtor ainda não tem acesso a ferramenta, que está no site adapec.to.gov.br, basta procurar a instituição para obter login e senha, rápido, prático e seguro, sem sair da propriedade rural. 

Com a pandemia, a unidades da Agência estão atendendo por agendamento. Portanto para fazer o cadastro que só é feito presencial, o interessado deverá agendar um horário por telefone, eles estão disponíveis no site adapec.to.gov.br.é necessário levar a documentação pessoal; assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para obter login e senha. Além disso, inserir um saldo pré-pago para gerar a e-GTA.

Em 2019, pelo sistema online foram emitidas 23.833 e-GTAs, ano em que foi disponibilizado o recurso virtual. Porém, os dados demonstram que dos 77.011 produtores rurais com exploração pecuária apenas 7.484, ou seja, 10% estão utilizando o serviço on-line.


PGA
O Sidato da Adapec é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Novidades

A Adapec está contando com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Agência de Tecnologia da Informação para que nos próximos meses os sistemas sejam interligados e os serviços possam ser ampliados.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Prefeito de Araguanã morre de Covid-19

Licenciado para tratamento da Covid-19, o prefeito Hernandes da Areia não resistiu à doença e veio a óbito neste sábado.

Pandemia

Tocantins contabiliza 430 novos casos confirmados da Covid-19; já são 251 óbitos

Atualmente, o Tocantins apresenta 14.939 casos no total, destes, 9.247 pacientes estão recuperados, 5.441 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 251 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira