Monday, 21 de October de 2019

ESTADO


Araguaína

Festival da Abolição apresenta diversidade artística sobre trabalho

03 Jun 2008

Sob o lema “Liberdade, vem e canta!”, o Festival da Abolição – Semana da Terra Padre Josimo mostrou, na semana passada, em Araguaína, diferentes manifestações artísticas sobre o trabalho escravo contemporâneo. O festival aconteceu entre os dias 07 e 16 de maio e reuniu artistas, escritores, professores, estudantes e os demais militantes que combatem o trabalho escravo na região.

A iniciativa é da CPT - Comissão Pastoral da Terra, Repórter Brasil, Centro de Direitos Humanos de Araguaína e Pastoral da Juventude Rural. O objetivo foi apresentar as iniciativas positivas do Tocantins no combate e na prevenção ao trabalho escravo e, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre o problema.

De acordo com Frei Xavier Plassat, que coordena a Campanha Nacional da CPT contra o trabalho escravo, foi escolhida essa data por que nela são lembrados dois fatos importantes: o assassinato do Padre Josimo (10 de maio 1986) e a assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888).

Segundo ele, o Brasil não é um campeão no combate ao trabalho escravo, como sempre anunciam. “A cada ano, se libertam cerca de 5.000 trabalhadores na condição de escravos, e o Tocantins figura em 2º lugar no ranking”, informou o Frei, dizendo ainda que, a cada ano, 25 mil brasileiros são escravizados.

Para Frei Xavier, o festival aconteceu para mostrar à sociedade que há pessoas se mobilizando no combate a essa condição de trabalho, como também multiplicar iniciativas entre as entidades sociais. Para ele, o processo inicial do festival teve que propor uma seleção das obras apresentadas, visto que um total de 60 grupos apresentaram obras produzidas retratando a prática de trabalho escravo. Por esse motivo, afirmou que os trabalhos foram apresentados em escolas por meio de exposições.

“Nosso objetivo foi também de somar iniciativas das demais entidades”, justificou. Durante a programação do festival, foram mostrados vários filmes que retratam a abolição, além da Marcha da Abolição, que percorreu ruas do centro da cidade. No festival, houve ainda o lançamento do livro da escritora Binka Lê Breton, que retrata a trajetória da missionária americana Dorothy Stang, assassinada em Anapu, no Pará.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira