Wednesday, 25 de November de 2020

ESTADO


Meio Ambiente

Força tarefa vai reforçar combate às queimadas no Tocantins

29 Jun 2009

Marcando o inicio das ações previstas pelo Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e órgãos parceiros lançaram, na manhã desta segunda-feira, 29, a Campanha de Combate as Queimadas 2009. O evento ocorreu no auditório da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, em Palmas.

A solenidade reuniu o presidente do Instituto, Marcelo Falcão Soares; secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Manzano Filho, e demais parceiros para a apresentação do Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas, elaborado pelo Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo prevenir o uso do fogo e combater e reduzir os índices de queimadas e incêndios florestais no Estado.

Abrindo o evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Manzano, falou brevemente sobre a atuação do município para este ano no combate às queimadas. Em seguida, houve a apresentação do plano pelo representante da Defesa Civil e presidente, do comitê tenente-coronel Yuri Tenório, que falou sobre as ações que o comitê tem realizado para coibir o uso inadequado do fogo nos períodos de estiagem, quando ocorrem as maiores incidências de queimadas no estado.
Em seguida houve a assinatura do um termo de cooperação técnica, um compromisso firmado entre o Naturatins e outros órgãos ambientais como Ibama, Defesa Civil, Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Adapec, Ruraltins e Faet, com a intenção de fazer valer as ações previstas pelo Plano de Prevenção às Queimadas.

Além da assinatura do termo, houve também a divulgação do Calendário de Queimadas Controladas, documento fruto de um estudo técnico minucioso relativo aos períodos de maior incidência de focos de calor no Estado, que indicará aos produtores rurais o período prioritário para a permissão de queima controlada. 

Na ocasião o presidente Marcelo Falcão Soares, destacou as ações de combate que serão realizadas pelo Naturatins, dentre elas a força tarefa, novidade deste ano que vai reforçar os trabalhos de notificação e relembrou que a assinatura do termo representa a união de forças entre órgãos parceiros em prol da diminuição dos números de queimadas no Estado. “Nós vamos trabalhar em equipe para evitar que o Tocantins possa aumentar os seus focos de incêndios. nosso objetivo é reduzir os números cada vez mais”, ressaltou Falcão.


Programação

Ainda nesa segunda-feira, à tarde, serão iniciadas as ações da força tarefa, Dia “D” Prevenção às Queimadas, um trabalho que será feito na zona rural, onde técnicos do Naturatins, em conjunto com profissionais de outros órgãos ambientais, vão orientar e notificar, de forma preventiva,  proprietários rurais sobre os prejuízos do uso irregular e indiscriminado do fogo, além de intensificar os trabalhos de conscientização sobre a importância da retirada da AQC – Autorização de Queima Controlada.

As ações da força tarefa serão iniciadas em Palmas, na região da Serra do Lajeado, onde uma equipe de cerca de 40 pessoas vão percorrer aproximadamente 40 km no entorno do Parque Estadual do Lajeado.

Posteriormente, o mesmo trabalho será realizado em outras áreas rurais do entorno da capital, e especialmente nos municípios de Goiatins, Lagoa da Confusão, Pium, Araguaçu, Campos Lindos, Rio Sono, Itacajá e Formoso do Araguaia. Esses municípios foram priorizados por registrarem números significativos de focos de calor, conforme o monitoramento feito por satélites.

COMPARTILHE:


Confira também:


Retorno

Governador Carlesse reassume Palácio Araguaia e agradece Antonio Andrade pelo trabalho realizado à frente do Executivo

Presidente da AL agradece por oportunidade e faz balanço dos dias como governador



Saúde

Hemocentro de Palmas promove homenagem aos doadores de sangue

Ação foi realizada nesta quarta-feira, 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


IML

Corpo de um homem jovem não identificado e não reclamado permanece no IML de Palmas

Trata-se de pessoa do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos, aproximadamente.


Naturatins

Governo apresenta Cartas Climáticas que vão auxiliar gestão ambiental no Tocantins

Naturatins acompanhou a apresentação do levantamento que aponta tendências climáticas do Tocantins com base nos registros das últimas três décadas servirão como referências para gestão de ações ambientais em diferentes regiões do Estado em cada período do


Amazônia

Tocantinenses são destaque no 2º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus


Arraiá da Capital

Estrutura do Arraiá da Capital Online está sendo finalizada


Moradia

Recanto das Araras II: data para assinatura de contratos dos imóveis é adiada


Agenda

Governador em exercício, Antonio Andrade, vistoria obras da Ponte de Porto Nacional


Denuncia de Estupro

Jovem de 20 anos acusa senador Irajá Abreu de cometer estupro em São Paulo


Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira