Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

ESTADO


Gurupi

Fórum de Desenvolvimento Econômico reúne gestores dos municípios da região sul em Gurupi

01 Sep 2017

Patrícia Saturno / Governo do Tocantins 
 
O Governo do Tocantins iniciou na noite desta quinta-feira, 31, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins na região sul do Estado. A abertura do evento, que é realizado no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Gurupi, reuniu gestores e lideranças  dos municípios da região, a fim de discutir estratégias  para promoção do desenvolvimento da economia.
 
Na abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, reforçou o propósito do evento. "O nosso Fórum tem uma proposta muito técnica de abordagem e estamos aqui em busca de trazermos informações e colhermos de vocês um panorama real", pontuou.
 
Ele frisou a importância dos gestores participarem  da programação desta sexta-feira, 1 de setembro, quando serão realizados workshops voltados para áreas primordiais de desenvolvimento, como a economia, o turismo, a ciência e  tecnologia e a cultura. "Serão momentos de pensar, debater e estabelecer metas para os municípios, na busca de viabilizar projetos para  torná-los políticas públicas", reforçou.
 
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destacou que este  é um momento importante para toda a região, tendo em vista a oportunidade de discutir, principalmente com o setor produtivo, as oportunidades existentes. Em sua fala, apontou que o desenvolvimento integrado do sul do Tocantins é um verdadeiro sonho. "O que é bom para o sul do Estado é bom para Gurupi", lembrou. Ainda, destacou a importância da união de forças para ver crescer a economia.  "Com a parceria  do Governo do Estado, do Governo Federal e município,  podemos  contribuir muito para o desenvolvimento do país".
 
Em nome da Associação Tocantinense de Municípios  (ATM), o prefeito Fernandes Martins, de Figueirópolis, destacou a satisfação da entidade em ser parceira na realização  do Fórum, enfatizando que o evento contempla não só o desenvolvimento econômico, mas as demais áreas, incluindo o desenvolvimento social. Para ele, o Fórum é fundamental para todos os municípios que estão em busca de conhecimento.
 
Omar Hennemann, superintendente do Sebrae-TO, frisou a necessidade da modernização para garantir a sobrevivência  das empresas e demais instituições, sejam públicas ou privadas, para acompanhar as mudanças vivenciadas no mundo atual. Para ele, o Fórum de Desenvolvimento Econômico é um exemplo de inovação no Tocantins. "É um exemplo, no momento em que o Governo e os parceiros vêm ouvir os agentes dos municípios  para saber o que eles esperam de tudo isso que é o desenvolvimento econômico".
 
Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Gurupi, Jovino Ribeiro de Moura; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi  (Acig), Adailton Batista Fonseca; o presidente do Instituto Natureza Tocantins (Naturatins), Herbert Brito, entre outros.
 
Termo de cooperação 
 
Durante a abertura do Fórum, o presidente do Naturatins e o prefeito Laurez Moreira assinaram um termo de cooperação técnica  visando uma atuação subsidiária  relativa à Agenda Marrom, que visa a realização de licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras de impacto local.
 
Palestra
 
Para finalizar a noite, o palestrante Maurício Schneider abordou o tema "As mudanças nas relações politicas, econômicas e sociais", trazendo ao público um importante alerta sobre as mudanças no contexto de todas essas relações na atualidade e apontando caminhos para quem não quer ficar para traz nessa nova fase da sociedade.
 
Parceiros
 
Esta é a segunda edição do evento. A primeira ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de Guaraí, e reuniu municípios da região centro-norte do Tocantins. São parceiros desta edição: Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeituras municipal de Gurupi; Associação Comercial de Gurupi; Câmara de Dirigente Logista (CDL); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine). 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

2

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira