Tuesday, 15 de October de 2019

ESTADO


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

19 Jul 2019    19:59
Divulgação Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

A mais recente boa notícia, surgiu com o convênio celebrado entre Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Palmas, e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins). A parceria busca oportunizar aos acadêmicos do IFTO a participação no programa de estágio e assim fortalecer a aproximação do Governo com a comunidade. Esse convênio tem por finalidade o cumprimento de estágio curricular obrigatório do curso de graduação. O aluno passa a elaborar atividades ligadas aos setores de cartografia, desenho e conferências de peças técnicas. Saem da sala de aula, rompem as barreiras, para vivenciarem as atividades rotineiras do órgão. 

Nesse primeiro semestre, as atividades e os programas desenvolvidos no Itertins, sob comando de Divino José Ribeiro, presidente do Instituto, deram mais agilidade, eficiência nos processos e ainda beneficiou a vida de dezenas de famílias, que passaram mais de 20 anos para receber o título de suas terras onde moravam. 

Balanço semestre

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado. Inovando e buscando maior celeridade e eficiência na tramitação dos processos, por exemplo, de regularização fundiária. O que contribui para o crescimento e investimento no setor de agronegócio e agricultura familiar, grande força da economia do Estado. 

Neste ano, o governador Mauro Carlesse, junto com o presidente do Itertins, Divino José Ribeiro, entregaram 35 títulos, que estão em uma área de aproximadamente 11 mil hectares.

Em maio, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), foram entregues 23 títulos definitivos, em uma cerimônia com a presença do governador do Tocantins e demais autoridades, como senadores, deputados e secretários estaduais engajados na área do desenvolvimento agrário.

Por meio de Medida Provisória n° 9, que dispõe sobre o reconhecimento e a convalidação dos registros imobiliários referente a imóveis rurais, houve celeridade em resolver a convalidação desses registros, possibilitando que o Governo tenha viabilidade jurídica para a aprovação dos registros. Esta ação beneficia as famílias do agronegócio, que passam a obter crédito para investir em suas propriedades.

Para o presidente do Itertins, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos são positivos e enfatizam a responsabilidade e compromisso do órgão em atender às necessidades da sociedade. “O Itertins é o órgão executor da política fundiária do Estado e por isso estamos trabalhando para organizar essa estrutura e  assim conseguir solucionar a regularização fundiária e atender as demandas”, ressaltou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira