Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ESTADO


Gestão Pública

Governo investe na modernização da gestão pública

11 Oct 2017

Atualmente a implantação do processo eletrônico é um caminho natural da gestão pública e vem sendo tratado com prioridade pelo Governo do Estado, buscando mais eficiência e dinamismo. Pensando nisso a Secretaria do Planejamento e Orçamento, responsável pelo projeto, está avançando nos trabalhos de implantação do Processo Administrativo Eletrônico – PAE.
 
O processo administrativo aos poucos vai deixando de tramitar em meio físico, ou seja, desde a abertura do processo, bem como os documentos requeridos e anexados, e ainda a assinatura de documentos e atos ocorrem de forma eletrônica, sem necessidade de impressão de papéis e deslocamento de volumes processuais, promovendo economia, celeridade e segurança das informações.
 
De acordo com a gerente do projeto, Keila Rosagela Parreira de Freitas, o PAE visa automatizar e gerenciar de forma eletrônica tais processos objetivando o dinamismo e a celeridade na gestão publica. "Com a informatização dos processos administrativos o estado vai simplificar e aperfeiçoar o processo a fim de melhorar os serviços na Administração Pública", enfatizou a gerentes.
 
Com a implantação gradativa do PAE, o governo do estado pretende oferecer um serviço com mais agilidade no fluxo de trabalho interno, maior transparência aos processos administrativos e ganho de produtividade, pois o tempo de tramitação de cada processo será reduzido significativamente.
 
A equipe de técnicos do PAE, estão realizando reuniões com os órgãos da administração estadual para preparar os servidores para trabalhar com processos digitais. Também está em fase piloto a operação de processos digitais que podem ser autuados no formato digital, entre a secretaria do planejamento e orçamento e a secretaria da administração.  
 
"Iniciaremos o trabalho com os setores de protocolo e as respectivas comissões técnicas de implantação do PAE no sentido de reduzir consideravelmente a entrada de documentos externos em papel nos órgãos", destacou Keila.
 
Além de diminuir o tempo de tramitação dos processos e as pilhas de documentos e arquivos, outra vantagem vai ser a redução com os custos e a burocratização. O projeto prevê a automação de processos administrativos que hoje, além de serem manuais, movimentam dezenas, centenas e até milhares de documentos em seu ciclo de vida.
 
Para o Secretário David Torres, esse será um grande legado para a eficiência no serviço público. "Trata-se de uma inovação na forma de trabalhar teremos ganhos significativos com relação à produtividade, agilidade na tramitação dos processos entre os setores, transparência, satisfação do público usuário. E isso facilitará bastante a gestão dos processos", enfatiza o gestor.
 
Sobre o PAE
 
O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e o modelo de Gestão de tecnologia está sendo alterado, o primeiro passo, que já está em fase de implantação, é a centralização dos recursos físicos em uma "Nuvem Privada" para prover um pool de recursos compartilhados para todos os órgãos, a segunda etapa é a centralização das equipes técnicas  proporcionando desta forma uma melhor governança da área tecnológica, onde a tecnologia  e possa auxiliar na melhora contínua da qualidades dos serviços públicos.
 
Foi adotado como solução tecnológica o Sistema de Gestão de Documentos - SGD, implantado em 2012 em todos os órgãos e entidades da esfera estadual, o mesmo já possui suporte à produção, edição, assinatura e trâmite eletrônico de processos e documentos e por ser utilizado ostensivamente em todos os órgãos, facilita de maneira considerável a implantação do PAE.
 
Atualmente a maioria dos serviços de atendimento ao cidadão ou de gestão do governo já são informatizados e trazem muitos benefícios na melhoria da eficiência dos serviços, diminuindo prazos de atendimento e economizando recursos financeiros e pessoais. A exemplo do Detran Net, Sistema de Gestão Documental, Gestão Hospitalar, Delegacia Virtual, entre muitos outros.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira