Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


IAS

Governo lança programas educacionais com a proposta de reduzir o abandono escolar

19 Apr 2017

Josélia de Lima/Governo do Tocantins
 
Oferecer oportunidades de desenvolver o potencial das novas gerações é a proposta da parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Ayrton Senna (IAS) apresentado na noite de segunda-feira, 17, pelo governador do Tocantins Marcelo Miranda e pela secretária da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) com a presença de cerca de 400 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de educação, professores e técnicos da Seduc.

O governador Marcelo Miranda explicou que optou por essa parceria com Instituto Ayrton Senna, porque este tem uma proposta que vai de encontro com um futuro vencedor. "Hoje o Tocantins retoma um caminho iniciado em 2004, com o IAS, em prol de uma educação que todos os tocantinenses almejam".

O governador ressaltou o trabalho realizado em 2009, no qual chegou a zerar o abandono escolar, e com isso, o Estado recebeu o Prêmio Gestão Nota 10.  "Agora esse caminho foi retomado com força total e com um propósito maior. O lançamento dos programas educacionais Se liga, Acelera e Circuito Campeão, nos conduz pela implantação das metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação e representa a concretização dos passos a serem direcionados de forma a garantir o atendimento aos nossos alunos", ressaltou.

A professora Wanessa Sechim lembrou que se o Estado investe na alfabetização, no letramento e na leitura, quando esses alunos chegarem ao ensino médio, terão mais facilidade de aprender e terão melhores condições de avançar nos estudos. Falando da implantação dos programas Wanessa Sechim ressaltou: "Vamos conseguir gerenciar a aprendizagem em tempo real. Vamos aumentar a permanência dos estudantes na escola, elevar a aprovação e a autoestima dos alunos, vamos incentivar que eles tenham sonhos", frisou. A secretária citou um pensamento do piloto Ayrton Senna, que todos têm capacidade, mas nem todos têm oportunidades, por isso, "cabe ao Estado oferecer a todos os estudantes as oportunidades", lembrou Wanessa.

A gerente da Diretoria de Educação do Instituto Ayrton Senna, Maria Regina Baroni, ressaltou o entusiasmo com a retomada da parceria e explicou que já conhece o compromisso da equipe de educadores que atuarão com os programas. "Agora, estamos desafiados, porque na última parceria conseguimos que 90% dos alunos atendidos pelos programas tivessem êxitos na aprendizagem. Precisamos que esse dado seja minimamente mantido, essa parceria representa uma política pública de aprendizagem. Investir em educação é de fato investir no desenvolvimento de uma nação. Nós acreditamos que o aluno tem potencial para ser desenvolvido", afirmou Maria Regina.

Prefeituras

Durante a solenidade, os prefeitos assinaram um Termo de Cooperação Mútua com o Governo do Estado, para atuarem coletivamente no enfrentamento de alfabetização, abandono, evasão, defasagem idade-ano e infrequencia escolar de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.
O prefeito de Rio da Conceição, Mauro Júnior Silva Arcanjo comentou que investir em educação é oferecer as crianças e jovens diferentes oportunidades. "Esses programas mantém os alunos mais tempo na escola e com isso, estamos ajudando a combater o problema das drogas", disse.

O prefeito de Pindorama, Almir Batista Silva Amaral, contou que gosta de levar programas novos para o município para oferecer oportunidades aos moradores. "Somos uma cidade pequena e por isso, estamos sempre em busca de recursos, de inovações para melhorar o nosso município e acreditamos no poder da educação", comentou.

A leitura e a arte

Como os programas Se Liga e Acelera vão atuar diretamente com a leitura, alunos da Escola Estadual Caic e Escola  Estadual de Tempo Integral Vila União proporcionaram dinâmica e alegria ao ambiente. Sob a orientação do professor Adriano Augusto, as crianças do CAIC mostraram a diversidade presente na escola, com bailarina, soldadinho de chumbo, alunos leitores e o universo da cultura indígena.
Os alunos da Escola Estadual Vila União abordaram a riqueza da literatura por meio de uma apresentação teatral e de estudantes vestidos de personagens da literatura infantil.

Formação

Cerca de 350 profissionais da educação, entre professores e coordenadores que irão atuar nos programas estão participando de uma formação no período de 18 a 20 de abril, na Faculdade Unopar, em Palmas.

Programas

O programa "Se Liga" visa alfabetizar alunos de 9 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. O programa "Acelera Brasil" também pretende eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, mas é destinado a estudantes que estejam alfabetizados. Já o "Circuito Campeão" vai atender aos educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e propõe o gerenciamento da aprendizagem com a finalidade de evitar ou reduzir a repetência dos alunos.

Com os programas, o Governo do Estado vai atender 12 mil alunos de 131 escolas da rede estadual de ensino e 35 mil alunos de 156 escolas municipais. Aderiram à parceria com o Instituto Ayrton Senna, 56 municípios.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira