Monday, 22 de October de 2018

ESTADO


Atuação

Governo Tocantins anuncia força-tarefa de combate às queimadas e contratação de brigadistas

11 Jun 2018    15:26    alterado em 11/06 às 15:26
Governo do TO Governo Tocantins anuncia força-tarefa de combate às queimadas e contratação de brigadistas São 20 órgãos envolvidos para que a força-tarefa seja iniciada com o Dia “D”, na próxima quarta-feira, 13

As ações planejadas que serão executadas para a prevenção, combate e fiscalização contra as queimadas serão apresentadas nesta segunda-feira, 11, pelo Governo do Tocantins, com as assinaturas do Protocolo de Intenções para a contratação de 50 brigadistas egressos e aberto do sistema prisional e também do Acordo de Cooperação Técnica para implantar o Projeto Salvando Vida, além do anúncio do cronograma da operação da força-tarefa. O lançamento ocorre na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, e conta com a integração, em conjunto, de 20 órgãos estaduais e federais.
 
Em relação ao Projeto Salvando Vidas, sendo em simbiose com o Protocolo de Intenções, o termo firmado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) prevê o treinamento, estruturação e operacionalização de Brigada de Incêndio composta por egressos do Sistema Penitenciário do Tocantins, que são pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em regime aberto e cumpridores de medidas alternativas com exceção do monitoramento eletrônico, com a finalidade de prevenção e combate ao sinistro em especial queimadas e incêndios florestais.
 
Também com o objetivo de reforçar as operações de combate aos incêndios em campo, a Semarh, juntamente com a Defesa Civil, Seciju e por meio do convênio com a Fundação de apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) vai contratar 50 brigadistas. A atuação inicia a partir do mês de agosto e segue até o mês de outubro, período de estiagem no estado.
 
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, destacou que neste ano o Governo considerou de importância social que a contratação dos brigadistas fosse voltada para oportunizar quem está em regime egresso e aberto. “É importante fazer a ressocialização dos mesmos e vimos uma forma efetiva para que isso ocorra. Precisamos contratar para o trabalho em campo de prevenção, controle e combate aos incêndios e as pessoas que serão selecionadas precisam ser reinseridas no mercado”, explicou o secretário. A Fapto, de acordo com Leonardo Cintra, será responsável pela triagem, seleção e treinamento dos brigadistas. “Será levado em consideração o critério de bom comportamento, para passarem por cursos de capacitação, com o fim de se tornarem brigadistas”, afirmou o gestor estadual.
 
Ao todo serão investidos R$ 750 mil para a admissão dos brigadistas, capacitação, compra equipamentos de proteção individual, salários e demais despesas necessárias para a formação da brigada.
 
Força-Tarefa
São 20 órgãos envolvidos para que a força-tarefa seja iniciada com o Dia “D”, na próxima quarta-feira, 13, em Palmas. Assim como ocorreu em 2017, para este ano o objetivo é focar nos municípios prioritários que lideram o ranking de queimadas, no Tocantins, sendo: Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Novo Acordo, São Felix, Pium e Ponte Alta do Tocantins.
 
A mobilização engloba  educação ambiental, contratação de brigadistas, campanha institucional de apoio, força-tarefa e uma central de inteligência para o mapeamento e controle das áreas queimadas ou com focos de incêndios, por meio do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf).
 
Para a força-tarefa, os 20 órgãos  que estão a frente são: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Exército Brasileiro, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia ambiental, Defesa Civil Municipal de Palmas, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); e Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

25

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

27

AMEI!
AMEI!

24

KKKK
KKKK

25

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Incêndios Meio Ambiente Palmas Tocantins Queimadas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

Ministra rebate Eduardo Bolsonaro e diz que instituições são sólidas

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jeep, basta mandar um cabo e um soldado”.

Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.



Serviço

Saúde e Medicina 4.0

O que podemos observar em nossa era contemporânea é a modernização em todas as áreas com os avanços tecnológicos, e nesta premissa surgem os novos métodos de aprendizado com o auxílio da Tecnologia da Informação.


Eleições 2018

Jair Bolsonaro diz que não existe ameaça de fechar Supremo e fala em desconhecer declarações do filho

"Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto".


Beleza

Musa do Brasileirão, Bianca Leão conta como perdeu barriga depois de gravidez

Ela conclui contando que parou de comprar muita besteira para dentro de casa


Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT


Ocorrência

Suspeito de aplicar vários golpes é preso pela Polícia Civil em Guaraí


Estado

BRK Ambiental apresenta programa de estágios e ensina consumo consciente para universitários em evento em Gurupi


Educação Superior

Equilíbrio financeiro e busca pela melhoria da qualidade de ensino marcam primeiros seis meses da atual gestão da Unitins


Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira