Saturday, 20 de July de 2019

ESTADO


Economia

Hidrovia Tocantins pode ser beneficiada com pacote de recursos

19 Feb 2009

A Hidrovia do Rio Tocantins poderá ser beneficiada com um novo pacote de investimentos, que somará 18 bilhões, para três grandes hidrovias no país. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 18, pelo DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes, o diretor-geral do órgão, Luiz Antonio Pagot, defendeu o direcionamento de mais recursos da área de infra-estrutura para as hidrovias no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Segundo Pagot, com a construção de mais três eclusas – Estreito, Lajeado e Peixe-Angical - serão 2,2 mil quilômetros navegáveis na região centro-norte, possibilitando o desenvolvimento de grandes projetos. Com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, o transporte de cargas na hidrovia do Tocantins, conforme informou, saltaria das atuais 300 mil toneladas anuais, para algo entre 3 e 5 milhões de toneladas por ano, segundo informações oficiais do órgão.

O projeto do DNIT prevê ainda a ampliação da extensão navegável e a capacidade de transporte de cargas das hidrovias Paraná-Tietê e Teles Pires–Tapajós. "Este investimento reduzirá o custo do transporte de cargas no país, tornando o Brasil extremamente competitivo", diz entrevista do diretor publicada no site oficial do órgão desta quarta-feira. Até o dia 30 de março o projeto deve ser entregue à ministra Dilma Roussef, gerente do PAC.

 

Lajeado

Na última semana o DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes nas obras da eclusa de Lajeado realizou vistoria, que gerou um relatório a ser entregue ao Ministério dos Transportes. O documento vai possibilitar a retomada das obras do empreendimento, anunciada para este ano, segundo fontes do próprio DNIT. As obras foram iniciadas e as escavações em solo foram concluídas. Segundo o DNIT, as obras encontram-se na fase de desmonte de rochas.

 

Situação das eclusas previstas

Eclusa de Tucuruí - A eclusa está no Rio Tocantins, no Estado do Pará, e possui duas câmaras para superar um desnível de 70 metros. Segundo o DNIT, os serviços executados pela Eletronorte estão  com 78% de execução física, sendo 7% realizado em 2007 e 18% em 2008. Em 15/12/2008 foi concluída a montagem da porta de montante da eclusa 1. A previsão é que as obras sejam concluídas em 30/06/2010.

Estreito - Já a Eclusa de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão, foi licitada mas os estudos ainda não foram iniciados. Na Eclusa de Peixe, os estudos para início das obras também ainda não começaram.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira