Monday, 09 de December de 2019

ESTADO


Economia

Hidrovia Tocantins pode ser beneficiada com pacote de recursos

19 Feb 2009

A Hidrovia do Rio Tocantins poderá ser beneficiada com um novo pacote de investimentos, que somará 18 bilhões, para três grandes hidrovias no país. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 18, pelo DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes, o diretor-geral do órgão, Luiz Antonio Pagot, defendeu o direcionamento de mais recursos da área de infra-estrutura para as hidrovias no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Segundo Pagot, com a construção de mais três eclusas – Estreito, Lajeado e Peixe-Angical - serão 2,2 mil quilômetros navegáveis na região centro-norte, possibilitando o desenvolvimento de grandes projetos. Com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, o transporte de cargas na hidrovia do Tocantins, conforme informou, saltaria das atuais 300 mil toneladas anuais, para algo entre 3 e 5 milhões de toneladas por ano, segundo informações oficiais do órgão.

O projeto do DNIT prevê ainda a ampliação da extensão navegável e a capacidade de transporte de cargas das hidrovias Paraná-Tietê e Teles Pires–Tapajós. "Este investimento reduzirá o custo do transporte de cargas no país, tornando o Brasil extremamente competitivo", diz entrevista do diretor publicada no site oficial do órgão desta quarta-feira. Até o dia 30 de março o projeto deve ser entregue à ministra Dilma Roussef, gerente do PAC.

 

Lajeado

Na última semana o DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes nas obras da eclusa de Lajeado realizou vistoria, que gerou um relatório a ser entregue ao Ministério dos Transportes. O documento vai possibilitar a retomada das obras do empreendimento, anunciada para este ano, segundo fontes do próprio DNIT. As obras foram iniciadas e as escavações em solo foram concluídas. Segundo o DNIT, as obras encontram-se na fase de desmonte de rochas.

 

Situação das eclusas previstas

Eclusa de Tucuruí - A eclusa está no Rio Tocantins, no Estado do Pará, e possui duas câmaras para superar um desnível de 70 metros. Segundo o DNIT, os serviços executados pela Eletronorte estão  com 78% de execução física, sendo 7% realizado em 2007 e 18% em 2008. Em 15/12/2008 foi concluída a montagem da porta de montante da eclusa 1. A previsão é que as obras sejam concluídas em 30/06/2010.

Estreito - Já a Eclusa de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão, foi licitada mas os estudos ainda não foram iniciados. Na Eclusa de Peixe, os estudos para início das obras também ainda não começaram.

COMPARTILHE:


Confira também:


COP 25

Agenda do Estado na COP 25 busca investimentos para a estratégia Tocantins 20-40 e para o programa Pátria Amada Mirim

Reuniões com investidores europeus e participação ativa na Amazon-Madrid também estão no cronograma

Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira