Thursday, 17 de October de 2019

ESTADO


Tecnologia social

Hortas orgânicas são implantadas no TO

06 May 2009

O IBA – Instituto Brasil Ásia (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sediado em Palmas, é o responsável no Tocantins pela implantação de 180 hortas circulares por meio da Tecnologia Social PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável. O projeto vai envolver 180 famílias de pequenos agricultores das cidades de Palmas, Porto Nacional, Miracema, Lagoa da Confusão - região Central do Estado, São Miguel, Araguatins, Axixá, Sítio Novo e Carrasco Bonito – região do Bico do Papagaio.

De acordo com a presidente do IBA, Simone Martins, as hortas devem ser implantadas de imediato. O trabalho começou com o cadastro dos beneficiários, e o próximo passo serão os cursos de capacitação com as famílias envolvidas no projeto. A presidente informa que uma unidade da Tecnologia Social PAIS foi construída no Centro Agrotecnológico de Palmas, onde vai ser realizada, até o dia 09 de maio, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, e a horta vai servir de modelo para as comunidades que se interessarem pelo projeto. “Nosso projeto de produzir alimentos livres de agrotóxico vai ao encontro do tema da Agrotins deste ano, Produção Orgânica e Sistemas Florestais. Certamente vamos possibilitar a troca de informações e agregar valor à nossa alimentação; por ser mais saudável, o alimento orgânico também é mais bem valorizado na comercialização” ressalta Simone Martins.

A implantação das hortas começa com a escolha da área, que deve ter 0,5 hectare. O local precisa receber a luz solar na maior parte do dia, ser plano e protegido de vendavais. A unidade da Tecnologia Social PAIS é constituída inicialmente por um galinheiro central e por cinco círculos de hortas. A estrutura de produção permite o aproveitamento dos resíduos de ambas as atividades, o esterco do galinheiro é usado como adubo nas hortas, e as sobras do plantio servem como alimento das aves. A horta ainda conta com uma caixa d’água que permite a irrigação por gotejamento.

 

 

Conheça mais a Tecnologia Social PAIS

A Tecnologia Social PAIS possibilita a produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, com o emprego de técnicas simples, já conhecidas por vários produtores rurais, explica o coordenador de Projetos do IBA, Herlan Torres. “A Tecnologia Social PAIS pode ser utilizada por agricultores de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária, produtores de áreas remanescentes de quilombos, e participantes de programas sociais” conclui o coordenador.

O IBA montou a equipe técnica para executar o projeto com 5 Técnicos Agrícolas, 1 Engenheiro Agrônomo e 1 coordenador que vão estar presentes nas propriedades, orientando as famílias beneficiadas. O Instituto também presta informações sobre as hortas circulares no telefone (63) 3213 2471.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira