Monday, 17 de June de 2019

ESTADO


Saúde

HRA inaugura Unidade de Pronto Atendimento

03 Jun 2008

O HRA -Hospital de Referência de Araguaína inaugurou, na semana passada, uma modalidade de serviço que pode representar para a cidade e para a região norte um passo rumo ao melhoramento dos serviços de saúde.
A nova Unidade de Pronto Atendimento, além de atender 24h, disponibilizará ainda os serviços de Raio X, laboratório, farmácia, inalação, sala de pequena cirurgia e contará com 18 leitos de observação. A implantação do novo serviço faz parte da organização da rede de assistência e reestruturação do serviço do Hospital das Clínicas Dona Dorcelina.
De acordo com Rodrigo Ferreira Lins, médico coordenador da unidade, a prioridade será o atendimento de baixa complexidade, no qual o paciente terá uma resposta para o seu problema. “Inicialmente serão dois médicos 24h, mas temos, ao todo, 22 médicos e 140 funcionários disponíveis para a unidade”, disse ele durante coletiva apresentada para a imprensa na semana passada, no auditório do Dona Dorcelina.
Para o diretor-geral do HRA, Celso Cintra, que esteve na coletiva, o serviço atende o protocolo de implantação do Ministério da Saúde sobre os serviços básicos que devem ser disponibilizados para os municípios. “Essa nova unidade busca atender essa exigência, e, ao mesmo tempo é um direito que o usuário da rede SUS tem, que é receber um atendimento”, justificou o diretor.
Segundo ele, a inauguração da nova unidade busca também reduzir o número de pacientes que lotavam o Pronto Socorro do HRA. “O Pronto Socorro atenderá apenas os casos de urgência e emergência e pacientes atendidos pelo SAMU, queremos promover agilidade e conforto ao paciente”, explicou.

 

Especialidades

Nossa reportagem questionou o diretor sobre o porquê da não conclusão da reforma do prédio do SUS, onde funciona o atendimento das especialidades médicas. O prédio está fechado para reforma desde setembro do ano passado, e o atendimento vem sendo realizado em uma residência alugada e que não comporta toda a demanda.
Segundo Celso Cintra, a Secretaria Estadual de Saúde - Sesau está à procura de um local maior para alugar e que não foi encontrado um local com instalações suficientes devido as exigências, por isso ainda não resolveu a situação. Sobre a conclusão da reforma, disse que há um processo licitatório em curso, e que o mesmo é demorado. “O que posso assegurar é que a secretaria encaminhou o projeto da reforma para a Secretaria de Infra-Estrutura – Seinf, que irá dar retorno sobre a situação”, salientou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Agro

Cerrado do Tocantins produz uvas mais doces que outras regiões do Sul do país

No clima do cerrado é possível realizar até duas safras ao ano de parreira

Saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

Unidade é a única referência em alta complexidade para atender partos em toda a macrorregião de saúde centro sul do Tocantins



Temporada

8 dicas do Corpo de Bombeiros para curtir a temporada de praias com segurança

Orientações servem para reduzir os riscos de acidentes durante a alta temporada


Campo

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos chega a mais quatro municípios do Tocantins

As centrais de recebimento em parceria com a Adapec estão com um cronograma de ação que, além desses quatro municípios, abrangerão mais 10 em diferentes regiões do Estado.


Tocantins

Pais fazem campanha de doação de sangue para ajudar outras famílias após morte do filho

Além da campanha de doação de sangue, os pais vão arrecadar alimentos e roupas durante 66 dias, tempo em que Felipe ficou vivo após nascer prematuro.


Six Sigma

Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão é definido no Brasil


Violência

Homem é preso pela Polícia Civil após tentar matar o ex-cunhado em Taguatinga


Brasil

Grupo Boticário e Unilever se unem por diversidade e equidade de gênero


Turismo

Palmas conta com uma variedade de Palmas urbanas


Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira