Wednesday, 15 de July de 2020

ESTADO


Avanço

INSS começa a enviar cartas para segurados da área urbana

02 Jul 2009

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a enviar correspondência aos trabalhadores urbanos que completarem as condições mínimas necessárias para requerer a aposentadoria por idade - 60 anos para mulheres e 65 para homens e contribuições para a Previdência. O primeiro lote de cartas já está sendo enviado a quem completa a idade mínima neste mês de julho.

A carta avisa aos cidadãos que eles têm direito a se aposentar já a partir da data de seu aniversário.

O ministro José Pimentel ressalta o papel do novo serviço na melhoria do atendimento aos segurados. "A modernização da Previdência é uma ação constante, com o objetivo de prestar um serviço cada vez mais eficiente e resolutivo para os trabalhadores brasileiros. O envio dessa carta é parte desse processo, que continuaremos perseguindo a cada dia", afirma.

A carta será enviada sempre no mês anterior àquele em que o segurado completar a idade mínima e a carência necessárias para ter direito à aposentaria por idade. O comunicado conterá, além do Nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), Data de Nascimento, Sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS, estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), e um código de segurança.

 

Segurança

O código permitirá ao segurado confirmar se o aviso foi realmente enviado pelo INSS. O Instituto esclarece que essa é uma importante ferramenta para proteger os dados do usuário e resguardá-lo contra possíveis tentativas de fraudes. O INSS lembra que o atendimento da Previdência Social é gratuito e simples, dispensando intermediários.

Para confirmar a autenticidade da carta, o cidadão deverá ligar para a Central 135 ou consultar a seção "Aviso para Requerimento de Benefício" no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br). Além do código fornecido na correspondência, outros dados serão solicitados ao segurado, visando sua identificação.

 

Dados corretos

Para garantir o recebimento da carta no tempo certo, o INSS alerta aos segurados para a importância de manter seu endereço e telefone sempre atualizados junto à Previdência Social, além de informações pessoais, como o nome correto, CPF e NIT. Notando qualquer incorreção, o usuário pode ligar para a Central 135 ou acessar a Internet e solicitar o agendamento do serviço de Acerto de Dados Cadastrais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Jalapão

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

Decisão foi anunciada nessa segunda, 13, pelos secretários Tom Lyra e Edgar Tollini

Pandemia

Tocantins registra 416 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 15.723 casos no total, destes, 9.823 pacientes estão recuperados, 5.633 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 267 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira