Wednesday, 13 de November de 2019

ESTADO


Unitins

Instituição amplia debate para o Sistema Prisional

13 Aug 2008

O sistema penitenciário brasileiro recebe a cada ano um número maior de internos. Nos últimos dois anos, o aumento foi de 17% em presídios brasileiros. No Tocantins, a população prisional, que era de 1.181 em 2005, passou para 1.932 em 2007. Os dados são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério de Justiça que, complementados por pesquisas do Ministério da Educação, indicam que 90 % dos presos no Brasil são analfabetos.

Para contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais com foco na reintegração do presidiário, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) oferece a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas no Sistema Prisional na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O curso é destinado aos agentes prisionais e penitenciários, profissionais envolvidos no processo educativo e de outras áreas de atuação.

Segundo o coordenador do curso, Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior, a diferença fundamental desse curso é a ampliação do debate com outras profissões. “Até então, nós tínhamos especialização no sistema prisional voltada para as pessoas que já atuam na área, mas não havia uma que fizesse a ponte entre Educação e Segurança, além de ser um curso que vai formar profissionais de todo o Brasil”, afirmou Porto Júnior.

Na primeira experiência na modalidade EaD, professores e alunos atuam em conjunto para a avaliação e implementação da metodologia, com uma plataforma que integra a parte dos recursos audiovisuais. “No curso, o professor interage por meio de chat (do inglês, que quer dizer conversa, bate-papo, nesse caso, através da Internet), do fórum, além de o aluno poder assistir às web-aulas e vídeos relacionados em outros momentos. “A proposta é que as Secretarias de Educação e de Justiça de todos os estados brasileiros possam ter acesso a um programa testado e validado pelos próprios professores e agentes prisionais que vão ser formados aqui, no Tocantins”, completou o coordenador da pós-graduação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Gabaritos do Enem

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23



Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte

A obra beneficiará a área comercial e residencial das Quadras Arnes 61 (504 Norte), 51 (404 Norte), 53 (406 Norte) e 63 (506 Norte)


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins

Um dos principais compromissos será na sede da Daymon, onde vão discutir o potencial de negócios de marcas e produtos para exportação


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis


Saúde

Secretário da Saúde recebe comitiva do Hospital do Amor


Sesau

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira