Wednesday, 21 de February de 2018

Wednesday, 21 de February de 2018

ESTADO


Connei

Lançamento estadual da 2ª Conferência de Educação Indígena acontece nesta terça

13 Dec 2016

Nubia Daiana Mota / Governo do Tocantins 
 
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lança nesta terça-feira, 13, em Palmas, a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional de Educação Indígena (Coneei). O evento acontece na sede da pasta, às 9h, com a participação de estudantes, professores e conselheiros de educação indígena representantes dos sete povos do Tocantins.

O tema da conferência é "O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas". Dentre os objetivos principais da 2ª Coneei estão a avaliação dos avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena com vistas a construir propostas para a consolidação da política nacional de educação escolar indígena. A Coneei pretende ainda reafirmar aos indígenas o direito a uma educação específica, diferenciada e bilíngue.

No Tocantins, a 2ª Coneei será realizada em 17 polos abrangendo as populações indígenas de todo o Estado. A primeira etapa da conferência está prevista para acontecer no período de 18 a 23 de dezembro com os Xerente. Os debates serão orientados em torno de cinco eixos temáticos: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos Professores Indígenas; Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica; Ensino Superior e Povos Indígenas.

Além de discutir as demandas relacionadas à educação indígena, nos encontros, que ocorrem até março de 2017, serão escolhidos os delegados que representarão o Estado na Conferência Regional marcada para agosto do ano que vem, que reunirá indígenas do Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.

A Coneei é organizada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi) e atende a uma determinação da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que preveem a participação dos povos indígenas na formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas que lhes dizem respeito.
 
Reunião do Conselho de Educação Indígena
 
Ainda no dia 13, também na sede da Seduc, acontece a Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena. O encontro, que será presidido pelo titular do conselho Estadual Escolar Indígena, Renato Yahe Kraho, se estende até a quarta-feira, 14.

Além de detalhar a realização da 2ª Coneei no Tocantins serão discutidos assuntos pertinentes à educação indígena na rede estadual como o calendário escolar, estrutura curricular, construção da proposta pedagógica, transporte escolar, organização das associações de apoio à escola, dentre outros. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

ATM comemora aprovação de projeto que libera R$ 2 bilhões aos Municípios brasileiros

Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01/2018 foi aprovado em sessão conjunta nesta terça-feira, 20; projeto vai a sanção presidencial

Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado

A luta da Defensoria Pública em defesa às famílias da Gleba Palmeirante é feita juntamente à Comissão Pastoral da Terra (CPT), visto a gravidade das ameaças e perseguições


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira