Thursday, 23 de May de 2019

ESTADO


Tocantins

Mais de 40 mil estudantes realizam avaliação do Saeto até quarta-feira, 5

03 Dec 2018    20:29    alterado em 03/12 às 20:29
Mais de 40 mil estudantes realizam avaliação do Saeto até quarta-feira, 5

Alunos da rede estadual de educação, matriculados nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, realizam dos dias 3 a 5 as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). O Saeto foi criado, em 2011, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino, modernizar a gestão e melhorar os índices educacionais do Estado.
 
De acordo com as orientações da Seduc, a escolha da data e horário de dois dias seguidos para a avaliação ficaram a critério das unidades escolares, que devem designar um profissional para auxiliar os alunos com necessidades especiais, matriculados nas turmas que farão as provas.
 
Em Palmas, 120 alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, matriculados no 9º e 3º ano, realizam a prova. Conforme a coordenadora pedagógica da unidade, Silvia Mara Martins, a equipe gestora definiu que as avaliações terão início às 8h. “As provas serão aplicadas no primeiro horário, assim, o rendimento pode ser mais proveitoso, já que o estudante está mais tranquilo”, disse. 
 
Em Paranã, Sudeste do Tocantins, Natércia Bezerra Benevides, secretária da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, explicou que prova será aplicada nos turnos matutino e vespertino para alunos do 5º ano do ensino fundamental. “Pela manhã, a avaliação foi realizada por 28 alunos; à tarde, a previsão é que 34 estudantes respondam às questões do Saeto”, enfatizou.
 
Com a oferta do ensino médio na modalidade integral, o Colégio da Polícia Militar Professora Antonina Milhomem, em Araguatins, aplicou a avaliação nesta segunda, para 89 alunos.  A estudante Ester Alves da Silva disse que não houve grandes dificuldades para responder às 40 questões. “Em algumas questões percebi maior complexidade, no entanto a maioria das perguntas são de conteúdos já vistos no decorrer do ensino médio”, concluiu.
 
No Tocantins, cerca de 42 mil estudantes farão as provas. Para o 5º e 9º ano e 3ª série, o primeiro caderno de prova contém 20 questões de matemática e 20 de língua portuguesa. O segundo caderno, com 20 questões de ciências e 10 questões de geografia será aplicado para o 5º e 9º ano. Já para os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, o segundo caderno contém questões de ciências naturais e humanas, sendo 8 questões de biologia, 6 de química, 6 de física e 10 de geografia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Investigação

Operação Catarse cumpre buscas e apreensões relacionadas a assessores parlamentares no Norte do Estado

Quatro pessoas ligadas a parlamentares investigadas na operação foram ouvidas na manhã desta quinta-feira,22.

CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas

Ao todo 41 personalidades receberam a honraria, dentre elas, o ex-governador Siqueira Campos, fundador da Capital e todos os ex-prefeitos da cidade


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo


Competição

Rally Jalapão/Sertões Series terá representantes baianos nos mais de 1200 quilômetros da 5ª edição



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira