Monday, 17 de December de 2018

ESTADO


Tocantins

Mais de 40 mil estudantes realizam avaliação do Saeto até quarta-feira, 5

03 Dec 2018    20:29    alterado em 03/12 às 20:29
Mais de 40 mil estudantes realizam avaliação do Saeto até quarta-feira, 5

Alunos da rede estadual de educação, matriculados nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, realizam dos dias 3 a 5 as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). O Saeto foi criado, em 2011, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino, modernizar a gestão e melhorar os índices educacionais do Estado.
 
De acordo com as orientações da Seduc, a escolha da data e horário de dois dias seguidos para a avaliação ficaram a critério das unidades escolares, que devem designar um profissional para auxiliar os alunos com necessidades especiais, matriculados nas turmas que farão as provas.
 
Em Palmas, 120 alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, matriculados no 9º e 3º ano, realizam a prova. Conforme a coordenadora pedagógica da unidade, Silvia Mara Martins, a equipe gestora definiu que as avaliações terão início às 8h. “As provas serão aplicadas no primeiro horário, assim, o rendimento pode ser mais proveitoso, já que o estudante está mais tranquilo”, disse. 
 
Em Paranã, Sudeste do Tocantins, Natércia Bezerra Benevides, secretária da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, explicou que prova será aplicada nos turnos matutino e vespertino para alunos do 5º ano do ensino fundamental. “Pela manhã, a avaliação foi realizada por 28 alunos; à tarde, a previsão é que 34 estudantes respondam às questões do Saeto”, enfatizou.
 
Com a oferta do ensino médio na modalidade integral, o Colégio da Polícia Militar Professora Antonina Milhomem, em Araguatins, aplicou a avaliação nesta segunda, para 89 alunos.  A estudante Ester Alves da Silva disse que não houve grandes dificuldades para responder às 40 questões. “Em algumas questões percebi maior complexidade, no entanto a maioria das perguntas são de conteúdos já vistos no decorrer do ensino médio”, concluiu.
 
No Tocantins, cerca de 42 mil estudantes farão as provas. Para o 5º e 9º ano e 3ª série, o primeiro caderno de prova contém 20 questões de matemática e 20 de língua portuguesa. O segundo caderno, com 20 questões de ciências e 10 questões de geografia será aplicado para o 5º e 9º ano. Já para os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, o segundo caderno contém questões de ciências naturais e humanas, sendo 8 questões de biologia, 6 de química, 6 de física e 10 de geografia.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Educação Tocantins Saeto Seduc

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Abuso Sexual

João de Deus entrega-se à polícia em área rural de Abadiânia

Prisão é preventiva e médium não apresentou resistência, diz delegado

Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.



Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira