Friday, 03 de April de 2020

ESTADO


No foco

Mais uma profissional técnica que dá certo

04 Feb 2009

Ao longo desses 20 anos de criação do Estado do Tocantins, a política de distribuição de cargos do segundo escalão - a exemplo de secretarias, secretarias-adjuntas, diretorias de autarquias, superintendências e fundações – tem atendido a um pré-requisito importante na definição desses candidatos aos cargos: A habilidade técnica. Das dezessete secretarias do Governo do Estado, quinze correspondem à aptidão, grau de instrução e experiência de seus administradores.

A Agencia de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR), é um exemplo desta transformação. À frente da presidência do órgão, a ex-chefe de gabinete Regina Reis, tem mostrado habilidade e desenvolvido projetos para o Estado; trabalhando de forma integrada nos novos programas turísticos e também naqueles que já estão em andamento. Isso tudo fez com que a pasta ganhasse mais visibilidade nos últimos dias, em contraposição a um período de gestão relativamente longo do ex-presidente Igor Avelino.

A parceria inédita com o Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, desencadeou novas perspectivas para o segmento, visando o planejamento, coordenação e execução de políticas de promoção e fomento ao turismo. E muitos profissionais do setor turístico se perguntavam por que durante tanto tempo esta parceria não tinha sido feita. Para Regina Reis, a parceria trará grandes benefícios para o "trade" turístico do Estado. “Esta parceria era uma necessidade que o Estado tinha há muito tempo”, confirma a administradora.

Promover o intercâmbio de ações com outros municípios, estados, e o próprio Ministério do Turismo, estão entre os objetivos da presidente para este ano. E ela já recebeu em seu gabinete vários chefes do Executivo de municípios interioranos que descobriram no turismo uma poderosa alternativa para geração de emprego e renda. “Temos um compromisso de trabalho que é fortalecer o turismo do Estado e estamos trabalhando para que isso aconteça”, sentencia Regina, num tom profético.

A apresentação do Plano de Trabalho para a elaboração dos PDITS – Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para os Pólos Turísticos do Jalapão, Cantão, Palmas e Entorno e Serras Gerais deram início ao novo processo de estruturação do turismo no Tocantins. “Este plano tem por objetivo mapear as necessidades de cada cidade no Estado, e assim aplicar cada investimento”, explica.

Outros secretários com perfil de administradores, a exemplo de Eugenio Pacceli (Saúde), Sandra Godin (Administração) e Valquíria Resende (Trabalho e Ação Social) - esta última com características que envolvem técnica e política –, confirmam que a qualidade técnica é indispensável, mesmo num ambiente norteado pela política.

COMPARTILHE:


Confira também:



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira